Atividades

O centenário de um grande intelectual italiano

Curso On-Line
100 anos de Pier Paolo Pasolini

Voltar para o início 100 anos de Pier Paolo Pasolini

Programa

Cineasta, poeta, escritor, teórico da arte e da literatura, Pier Paolo Pasolini, nascido há 100 anos em Bolonha, na Itália, foi um dos grandes intelectuais de seu tempo, não sendo sua figura à época considerada menos polêmica por isso.

Parte dessas controvérsias está certamente ligada à liberdade com que expressava suas ideias e vivia. A fim de dar conta de sua extensa obra e pensamento, este ciclo de quatro palestras apresenta diferentes aspectos e interpretações sobre seu trabalho. As palestras acontecem de forma online, sempre das 15h às 17h.

Organizado em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, este ciclo acompanha um evento maior em torno de Pasolini organizado pelo Sesc, pelo Istituto Italiano di Cultura e pela Vai e Vem Produções nos meses de agosto e setembro de 2022.

8 de Agosto- O Cinema Moderno de Pasolini
A palestra vai abordar a concepção de Pasolini do cinema moderno como um “cinema de poesia”; uma formulação que supõe que este cinema, ao expressar a visão de mundo de seu autor, imprime, ao mesmo tempo, toda ênfase à “função poética da linguagem”. Ou seja, aquela construção formal que faz a obra de arte chamar a atenção sobre si mesma, ao contrário do cinema clássico que procura fazer com que a tela se torne uma janela transparente para o mundo. Colocada esta premissa, o objetivo é apresentar uma reflexão sobre a sua noção mais original: a de “subjetiva indireta livre” formulada a partir de uma reflexão que parte do chamado “estilo indireto livre”, conceito usado pela teoria do romance para qualificar um procedimento do narrador em sua expressão do ponto de vista de uma determinada personagem.
Com Ismail Xavier, pesquisador, crítico e professor de cinema. Professor associado da USP, publicou diversos livros e artigos que são referência na área de cinema no Brasil e internacionalmente.

9 de Agosto - A lama de outras eras: anacronismo como resistência no cinema de Pasolini
Frequentemente evocado como grande polemista, Pasolini assumiu artística e biograficamente o combate contra uma forma pervasiva de fascismo que ganhava escala na sociedade italiana dos anos 1960 e 1970: a onipresença do consumo. Assim, ele engendra um universo poético que manifesta uma tomada de posição política: figurativizações de formas ancestrais e periféricas da vida social representam uma via de resistência contra a homogeneização das diferenças culturais. A estética apocalíptica do cineasta instaura assim a dinâmica do anacronismo: no interior da própria lógica industrial burguesa, emergem as temporalidades e mentalidades disruptivas de um mundo arcaico que não se deixa reduzir à assimilação mercadológica.
Com Mariana Duccini, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Desenvolveu estágio pós-doutoral na Unicamp. É coorganizadora dos livros "Gêneros cinematográficos e audiovisuais: perspectivas contemporâneas" (vol. 2 e 3).

15 de Agosto - A influência de Pasolini na vida cultural brasileira
Pier Pasolini Pasolini, poeta, romancista, cineasta, crítico, semiólogo, intelectual de intervenção, faria 100 anos em 2022. O fio condutor da aula é resumido nas palavras de Roberto Esposito: “o pensamento de Pasolini prospera nas zonas mais densas da matéria social: a política, a história e a vida”. Tanto os poemas e narrativas, os filmes, como seu ensaísmo crítico serão vistos num constante movimento de experimentação que aterrizam, em ondas, na vida cultural brasileira desde o Cinema Novo, nos anos 60, até as mais recentes traduções, como as dos poemas de “As Cinzas de Gramsci” e do ensaísmo de urgência do livro Escritos corsários (Editora 34, 2020).
Com Maria Betânia Amoroso, professora colaboradora no Departamento de Teoria Literária e Livre Docente da Unicamp. Grande parte de sua pesquisa tem como referência a produção crítica, literária e cultural italiana moderna e contemporânea.

16 de Agosto - A semiologia da realidade de Pasolini
A palestra parte de um exercício especulativo: que leitura faria Pasolini da realidade atual? Veria ele aí a emergência de um terceiro tipo de fascismo? Enquanto realizava filmes herméticos que causavam escândalo e eram alvo da censura e da homofobia, o cineasta formulava uma teoria da vida a partir de seu estudo da linguagem do cinema. Assim como a montagem organiza e dá sentido ao filme, Pasolini atribuiu à morte o poder de organizar o sentido da existência. A partir desse insight, ele passa a ler a realidade como um discurso vivo, atribuindo ao consumo uma revolução antropológica, capaz de produzir a mutação de um povo inteiro. Tal modalidade de fascismo, chamado de consumismo, era ainda mais insidioso do que o fascismo histórico.
Com Luiz Nazário, professor titular de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, doutor em História pela USP. Escritor e ensaísta, Nazario publicou, entre outros, os livros Todos os corpos de Pasolini (2007) e O cinema errante (2013).

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

A declaração será encaminhada em até 30 dias.

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

Data

08/08/2022 a 16/08/2022

Dias e Horários

Segundas e Terças, 15h às 17h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 4/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis