Atividades

Um espaço para a memória afetiva, revelações de personalidade e de muitos projetos sonhados juntos

Cursos On-Line
100 Jacó - A cultura dos livros

Voltar para o início 100 Jacó - A cultura dos livros

Programa

O projeto 100 JACÓ visa celebrar os cem anos de nascimento do editor, escritor, crítico e professor Jacó Guinsburg. Nascido em 20 de setembro de 1921, na Bessarábia (hoje território da Moldávia), na Romênia, Jacó veio com os pais aos três anos de idade para São Paulo. Autodidata, aqui construiu uma brilhante carreira intelectual, acadêmica e profissional, com grandes contribuições para a cultura brasileira. Esteve à frente da editora Perspectiva, onde construiu um catálogo de mais de mil títulos ao longo de 56 anos.

Faleceu em 21 de outubro de 2018, em São Paulo, aos 97 anos, ainda em plena atividade profissional. Na roda de conversa "A cultura dos livros", personagens centrais na vida profissional e afetiva de Jacó Guinsburg trazem memórias, convicções e situações vividas por eles em sua longa convivência. Um espaço para a memória afetiva, revelações de personalidade e de muitos projetos sonhados juntos. Serão exibidos ainda depoimentos gravados em vídeo no decorrer da mesa redonda.

Será realizado também nessa noite, o lançamento do livro Digitais de um leitor, com textos curtos e resenhas escritos por Jacó Guinsburg para apresentar diversos livros de outros autores ao leitor brasileiro.

Com curadoria de Gita Guinsburg e Abílio Tavares, esta atividade é uma parceria com a Editora Perspectiva e será transmitida ao vivo em youtube.com/cpfsesc, sem necessidade de inscrição.

Palestrantes

Roberta Estrela D'Alva

Roberta Estrela D'Alva

Autora do livro Teatro Hip Hop, atriz-MC e diretora. Mestre em Comunicação e Semiótica/PUC-SP. Idealizadora do Zap! Zona Autônoma da Palavra e do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos do qual faz parte com Claudia Schapira, Eugênio Lima e Luaa Gabanini, grupo que desenvolve pesquisa artística do teatro brasileiro. (Foto: Acervo pessoal)

Rosangela Patriota

Rosangela Patriota

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora titular aposentada da Universidade Federal de Uberlândia e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em História.
(Foto: Acervo Pessoal)

Plinio Martins Filho

Plinio Martins Filho

Docente na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordena a coleção Artes do Livro da Editora Ateliê e dirige a COM-ARTE, editora laboratório do curso de Editoração da USP. É doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. (Foto: Cecilia Bastos)

Gita Guinsburg

Gita Guinsburg

Esteve na fundação da Perspectiva em 1965 e, ao lado de Jacó Guinsburg, construiu uma editora de referência nas Ciências Humanas no Brasil. Seguiu carreira acadêmica na USP, se aposentando como professora. Em 2020, foi agraciada com prêmio APCA por seu trabalho editorial. (Foto: acervo pessoal)

Abílio Tavares

Abílio Tavares

Diretor teatral, ator, pesquisador, autor, professor universitário e gestor cultural. Doutor em Artes Cênicas pela ECA-USP, orientado por Jacó Guinsburg, com quem organizou sete volumes da obra de Anatol Rosenfeld, publicados pela Editora Perspectiva. (Foto: Acervo Pessoal)

Celso Lafer

Celso Lafer

Professor emérito da USP e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Paulista de Letras. Foi ministro das Relações Exteriores (1992; 2001-2002) e presidente da FAPESP (2007-2015)

Leda Maria Martins

Leda Maria Martins

Poeta, ensaísta e dramaturga. Doutora em Letras/Literatura Comparada. Professora aposentada da UFMG. Autora de livros e de capítulos de livros, entre eles "A Cena em Sombras" (1995) e "Afrografias da Memória" (1997), ambas pela Perspectiva.

Sérgio Kon

Sérgio Kon

Editor, arquiteto, designer, artista plástico. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP. Publicou A (Des)Construção do Caos (coorganização, Perspectiva, 2008) e Imagem: Da Caverna ao Monitor, a Aventura do Olhar (Melhoramentos, 1999). (Foto: acervo pessoal)

Danilo Santos de Miranda

Danilo Santos de Miranda

Filósofo, cientista social e especialista em Ação Cultural, tendo realizado estudos complementares em gestão empresarial no International Institute for Management Development – IMD, na Suíça. É diretor do Sesc - Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo.
(Foto: Jean Paz)

Data

21/09/2021 a 21/09/2021

Dias e Horários

terça, das 19h às 21h30

no
youtube.com/cpfsesc

Local

youtube.com/cpfsesc

Valores

Grátis

Inscreva-se agora