Atividades

Um espaço para a memória afetiva, revelações de personalidade e de muitos projetos sonhados juntos

Curso On-Line
100 Jacó - A cultura dos livros

Voltar para o início 100 Jacó - A cultura dos livros

Programa

O projeto 100 JACÓ visa celebrar os cem anos de nascimento do editor, escritor, crítico e professor Jacó Guinsburg. Nascido em 20 de setembro de 1921, na Bessarábia (hoje território da Moldávia), na Romênia, Jacó veio com os pais aos três anos de idade para São Paulo. Autodidata, aqui construiu uma brilhante carreira intelectual, acadêmica e profissional, com grandes contribuições para a cultura brasileira. Esteve à frente da editora Perspectiva, onde construiu um catálogo de mais de mil títulos ao longo de 56 anos.

Faleceu em 21 de outubro de 2018, em São Paulo, aos 97 anos, ainda em plena atividade profissional. Na roda de conversa "A cultura dos livros", personagens centrais na vida profissional e afetiva de Jacó Guinsburg trazem memórias, convicções e situações vividas por eles em sua longa convivência. Um espaço para a memória afetiva, revelações de personalidade e de muitos projetos sonhados juntos. Serão exibidos ainda depoimentos gravados em vídeo no decorrer da mesa redonda.

Será realizado também nessa noite, o lançamento do livro Digitais de um leitor, com textos curtos e resenhas escritos por Jacó Guinsburg para apresentar diversos livros de outros autores ao leitor brasileiro.

Com curadoria de Gita Guinsburg e Abílio Tavares, esta atividade é uma parceria com a Editora Perspectiva e será transmitida ao vivo em youtube.com/cpfsesc, sem necessidade de inscrição.

Palestrantes

Roberta Estrela D'Alva

Roberta Estrela D'Alva

Atriz-MC, diretora, pesquisadora e slammer, membro-fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos- Teatro Hip-Hop e do coletivo Frente 3 de Fevereiro. É idealizadora e slammaster do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro poetry slam brasileiro.
(Foto: Acervo pessoal)

Rosangela Patriota

Rosangela Patriota

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora titular aposentada da Universidade Federal de Uberlândia e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em História.
(Foto: Acervo Pessoal)

Plinio Martins Filho

Plinio Martins Filho

Mestre e doutor em Editoração pela ECA-USP, onde leciona. Atua no mercado editorial há cinquenta anos. Autor e organizador de vários livros, entre eles ‘Edusp - Um Projeto Editorial e Manual de Editoração e Estilo’, vencedor em 2017 do Prêmio Jabuti de melhor livro de Comunicação. Coordena as coleções "Artes do Livro" e "Bibliofilia", da Ateliê Editorial, e é editor da LIVRO - Revista do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição da USP.
(Foto: Cecilia Bastos)

Gita Guinsburg

Gita Guinsburg

Esteve na fundação da Perspectiva em 1965 e, ao lado de Jacó Guinsburg, construiu uma editora de referência nas Ciências Humanas no Brasil. Seguiu carreira acadêmica na USP, se aposentando como professora. Em 2020, foi agraciada com prêmio APCA por seu trabalho editorial. (Foto: acervo pessoal)

Abílio Tavares

Abílio Tavares

Diretor teatral, ator, pesquisador, autor, professor universitário e gestor cultural. Doutor em Artes Cênicas pela ECA-USP, orientado por Jacó Guinsburg, com quem organizou sete volumes da obra de Anatol Rosenfeld, publicados pela Editora Perspectiva. (Foto: Acervo Pessoal)

Celso Lafer

Celso Lafer

Professor emérito da USP e membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Paulista de Letras. Foi ministro das Relações Exteriores (1992; 2001-2002) e presidente da FAPESP (2007-2015)

Leda Maria Martins

Leda Maria Martins

Poeta, ensaísta, dramaturga e professora. Doutora em Letras/ Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1991) e Mestre em Artes pela Indiana University, Estados Unidos (1981), com pós-doutorados em Performances Studies pela New York University, Tisch School of the Arts (1999-2009), e em Performance e Ritos pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2000). Foi professora da Universidade Federal de Minas Gerais, de 1993 a 2018, aposentada em 2018; da Universidade Federal de Ouro Preto de 1982 a 1992 e professora visitante da Tisch School of the Arts em 2010, além de Diretora de Ação Cultural da UFMG, de março de 2014 a março de 2018. Atua nas áreas de artes cênicas, literatura comparada, performances e estudos culturais. Publicou vários livros, capítulos de livros e de ensaios no Brasil e no exterior, dentre eles Performances do Tempo Espiralar, Poéticas do Corpo-Tela, (Editora Cobogó, 2021); Afrografias da Memória, 2ª edição revista e atualizada, (Editoras Perspectiva/Mazza), 2021; Os Dias Anônimos (Editora Sette Letras, 1999); Afrografias da Memória (Editoras Perspectiva\Mazza, 1997); A Cena em Sombras (Perspectiva, 1995);O Moderno Teatro de Qorpo Santo (Editora UFMG\UFOP, 1991); Cantigas de Amares (Edição Independente, 1981). Em 2017 foi criado o Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras, patrocinado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sérgio Kon

Sérgio Kon

Editor, arquiteto, designer, artista plástico. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP. Publicou A (Des)Construção do Caos (coorganização, Perspectiva, 2008) e Imagem: Da Caverna ao Monitor, a Aventura do Olhar (Melhoramentos, 1999). (Foto: acervo pessoal)

Danilo Santos de Miranda

Danilo Santos de Miranda

Especialista em ação cultural, diretor regional do Sesc SP. É formado em Filosofia e Ciências Sociais. Atua como conselheiro em diversas entidades, dentre as quais o Museu da Língua Portuguesa e a Fundação Bienal de São Paulo.
(Foto: Adauto Perin)

Data

21/09/2021 a 21/09/2021

Dias e Horários

terça, das 19h às 21h30

no
youtube.com/cpfsesc

Local

youtube.com/cpfsesc

Valores

Grátis

Inscreva-se agora