Atividades

Fórum sobre desafios e boas práticas em eventos esportivos

Cursos On-Line
2º Fórum Mundo em movimento: desafios e boas práticas em eventos esportivos

Voltar para o início 2º Fórum Mundo em movimento: desafios e boas práticas em eventos esportivos

Programa


Devido à pandemia de COVID-19, eventos esportivos foram cancelados, adiados e/ou remodelados no mundo todo. Assim, uma rede de pessoas e instituições do esporte competitivo e de participação, foram impactadas nas dimensões comportamentais, econômicas e sociais.

Nesta perspectiva, a segunda edição do fórum Mundo em Movimento do Sesc São Paulo, realizada pelo seu Centro de Pesquisa e Formação em conjunto com a Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo, refletirá sobre como gestores, treinadores, atletas, torcedores e profissionais envolvidos com o Esporte reagiram e se adaptaram à realidade atual dos eventos esportivos.  

A partir de experiências e conhecimento científico dos palestrantes, serão apresentadas boas práticas em competições profissionais e amadoras, estratégias de gestão neste campo, fatores que influenciam nas questões motivacionais e exemplos de continuidade de eventos que promovem um hábito de vida ativo.
 
PROGRAMAÇÃO

7/12 - 17h às 19h.
Motivação para a prática esportiva com distanciamento social: da participação ao desempenho.
Debate sobre questões motivacionais para a prática competitiva e recreativa de esporte que refletirá sobre a influência da torcida no desempenho esportivo, os fatores emocionais dos atletas e a prática de atividades recreativas no isolamento social. Com Dominique Gonçalves de Azevedo e William Arjona. Mediação de Marcos Luca Valentim e apresentação de Julio Cesar Pereira Jr.


9/12 - 17h às 19h.
Gestão e perspectivas futuras dos eventos esportivos na atualidade.
Debate sobre a gestão de eventos esportivos na atualidade e sobre as formas de adaptação das competições que apresentará estratégias do esporte de alto rendimento e do esporte de participação.
Com Guilherme Rodrigues e Ary Rocco.
Mediação de Renata Mendonça e apresentação de Ricardo de Oliveira.

11/12 - 17h às 19h.
Boas práticas em ações físico-esportivas no Brasil durante a pandemia.
Relatos de experiências sobre a realização de atividades físico-esportivas durante a pandemia, que apresentará como instituições se adaptaram para continuar promovendo o esporte e a atividade física para a comunidade.
Com Anderson Dalbone, Cristiane Peixoto, Patricia Fujiyama e Alan Costa.
Mediação e apresentação de Leonardo Calix.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso ao Youtube do Centro de Pesquisa e Formação, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 16/11, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

**Este curso será 100% Online. Após o encerramento, enviaremos a declaração de participação.



(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Dominique Gonçalves de Azevedo

Dominique Gonçalves de Azevedo

Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Psicologia do Esporte e da Atividade Física pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicóloga das Categorias de Base do Sport Club Corinthians Paulista, com 8 anos de experiência em diversas modalidades competitivas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Luca Valentim

Marcos Luca Valentim

Jornalista da Globo, editor e coordenador de transmissões esportivas, membro da equipe de comentaristas do Redação SporTV  Liderança do coletivo negro do Grupo Globo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Julio Cersar Pereira Jr.

Julio Cersar Pereira Jr.

Graduado em Educação Física e Direito, assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ary Rocco

Ary Rocco

Livre-docente na área de Gestão de Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor Associado e pesquisador da (EEFE/USP). Vice-coordenador do Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física (LAGECOM-EEFE/USP). Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP. Ex-Presidente e atual Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (ABRAGESP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Renata Mendonça

Renata Mendonça

Formada em Jornalismo pela Cásper Líbero e começou a carreira no jornalismo esportivo atuando como repórter do site da ESPN Brasil em 2011. Dois anos depois, assumiu o cargo de produtora de Copa do Mundo na BBC, onde trabalhou até 2018, agora como produtora de esportes. É co-fundadora do projeto ~dibradoras, que busca dar mais espaço e visibilidade às mulheres no esporte, e hoje comenta futebol no Sportv.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Gerente adjunto da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Anderson Dalbone

Anderson Dalbone

Gerente do Programa Lazer do Departamento Nacional do Sesc, atua liderando equipes e iniciativas nas áreas de Atividades Físico-esportivas, Recreação e Turismo Social. Sanitarista pela Escola Nacional de Saúde Pública – ESNP / Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, possui também MBA em Gestão Executiva pelo Instituto COPPEAD de Administração/UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cristiane Peixoto

Cristiane Peixoto

Profissional de Educação Física, Doutoranda em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Usp e Idealizadora do Método Águia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Patricia Fujiyama

Patricia Fujiyama

Formada em Educação Física pela Unesp- Bauru; Diretora executiva da Lifesporte, empresa especializada no Planejamento e organização de Eventos Esportivos (corrida de rua); Especialização em Treinamento Físico Individualizado | Educação Física e Esporte Escolar | Ginástica de Academia, Musculação e Hidroginástica.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alan Costa

Alan Costa

Professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF-UPE), Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), Mestre em Ciências da Motricidade Humana (UNESP/RC), Especialista em Educação Física Escolar (FEFISA) e em Gestão do Esporte e Lazer (FIA/SEME). Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação e Marketing no Esporte (GEPECOM) da EEFE/USP, do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da UFRN e do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip) da ESEF-UPE e Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE/GTT2-Comunicação e Mídia).
(Foto: Acervo Pessoal)

Leonardo Calix

Leonardo Calix

Assistente técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

William Arjona

William Arjona

Atleta profissional de  Volleyball, com mais de 25 anos dedicados ao esporte, tornou-se referência em liderança nas equipes onde atuou. Com Mais de 50 títulos conquistados dentro e fora do país, teve seu auge na conquista do ouro olímpico nas olimpíadas do Rio 2016. Casado, pai da Nina e do Cauã, William dedica seu tempo entre a família e compartilhar suas experiências vividas dentro de quadra.

(Foto: Acervo Pessoal)

Guilherme Rodrigues

Guilherme Rodrigues

Graduado em Educação Física e Especialista em Fisiologia do Exercício. Mais de 15 anos atuando em Departamentos de Performance no Futebol (Fisiologia e Preparação Física). Últimos Clubes: Shandong Luneng (China), Al Qadisyah (Árabia Saudita), Red Bull Brasil, Club Futbol Monterrey (México) e atualmente Preparador Físico Kashima Antlers (Japão).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

07/12/2020 a 11/12/2020

Dias e Horários

Segunda, Quarta e Sexta, 17h às 19h.

Evento On-Line

Vagas Limitadas.

Inscrições a partir do dia 16/11 às 14h.

Local

Em Casa

Valores

Grátis

Inscreva-se agora