Atividades

Independência e democracia

Curso On-Line
200 anos de Independência do Brasil

Voltar para o início 200 anos de Independência do Brasil

Programa

Passados 200 anos do grito de independência às margens do Ipiranga muita coisa mudou, mas muito ainda permanece igual no Brasil.

Neste curso, buscaremos entender como a formação econômico-social brasileira se relaciona com a democracia existente. E para imaginarmos outros futuros possíveis, discutiremos também o papel dos livros como meio educativo na formação nacional e os caminhos para a transformação da realidade brasileira.

O curso é uma parceria da Boitempo e do Sesc São Paulo.

Programação:
5/9 - Independência para quem?
Professora: Íris Kantor.
Mediador: Vinicius Barroso.

12/9 - Caminhos da revolução brasileira
Professor: Osvaldo Coggiola.
Mediador: Gustavo Gaiofato.

19/9 - Da colônia à República: Estado e burguesia no Brasil
Professor: Antonio Carlos Mazzeo.
Mediadora: Taina Silva Santos.

26/9 - A independência do Brasil e o livro: uma história sobre o futuro
Professora: Marisa Midori Deaecto.
Mediadora: Ingrid Sateré Mawé.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

(Ilustração: Independência Baiana/Divulgação)

Palestrantes

Osvaldo Coggiola

Osvaldo Coggiola

Professor titular de história contemporânea da Universidade de São Paulo. Nascido na Argentina, colabora com o Blog da Boitempo
(Foto: Acervo Pessoal)

Iris Kantor

Iris Kantor

Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). É professora do Departamento de História na Universidade de São Paulo desde 2003, onde leciona as disciplinas de história ibérica, história da historiografia colonial brasileira e história da cartografia ibero americana.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marisa Midori Deaecto

Marisa Midori Deaecto

Professora Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e Doutora Honoris Causa pela Universidade Eszterházy Károly, Eger (Hungria). Autora de O Império dos Livros - Instituições e Práticas de Leituras na São Paulo Oitocentista (Edusp/Fapesp, 2011; 2019), vencedor do prêmio Jabuti, pela CBL, e do Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vinicius Barbosa

Vinicius Barbosa

Mestre em História (UNIFESP) e idealizador do @latinaleitura no Instagram, em que fala sobre História e Literatura da América Latina. Coordena o Nuestra América, um clube de leitura de livros latino-americanos, e também o Lab.Latina, um espaço de estudos históricos sobre a América Latina.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gustavo Gaiofato

Gustavo Gaiofato

Historiador, professor e comunicador popular no canal marxista-leninista História Cabeluda e é militante da Unidade Classista, braço sindical do Partido Comunista Brasileiro".
(Foto: Acervo Pessoal)

Antonio Carlos Mazzeo

Antonio Carlos Mazzeo

Doutor em história econômica pela Universidade de São Paulo, pós-doutor em filosofia política pela Università Degli Studi Roma-Tre e Livre-Docente em ciência política pela Universidade Estadual Paulista. É professor dos programas de pós-graduação em história econômica (USP) e serviço social (PUC-SP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Taina Silva Santos

Taina Silva Santos

Bacharel em História e mestranda em História Social pela Unicamp. Tem estudado temas como História do Racismo, História das Mulheres,  História do Trabalho e História do Brasil. Desenvolve pesquisas sobre as experiências de trabalhadoras negras livres e libertas no mercado de trabalho de Campinas ao longo dos últimos anos da escravidão e no imediato pós-abolição.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ingrid Sateré Mawé

Ingrid Sateré Mawé

Ativista, Comunicadora, Mobilizadora Social, Membro da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), Apresentadora e Colunista Portal Desacato.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/09/2022 a 26/09/2022

Dias e Horários

Segundas, 15h às 17h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 5/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis

Inscreva-se agora