Atividades

Qual é a importância do texto e discursos de artistas para a compreensão dos significados da fotografia e práticas artísticas?

60/70: a fotografia, os artistas e seus discursos

Voltar para o início 60/70: a fotografia, os artistas e seus discursos

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

A palestra aborda a relação entre fotografia e artes visuais, especificamente, as articulações que se estabeleceram na produção dos anos 1960 e 1970, a partir da análise discursiva dos textos que os próprios artistas produziram no período.

A perspectiva adotada é de que a especificidade da concepção de fotografia nestes anos é resultado de um processo complexo: habitando uma exterioridade selvagem da disciplina das artes visuais, naquele momento, a fotografia é escolhida por artistas como uma estratégia importante em uma disputa discursiva pelas definições de arte que resulta na sua formação como objeto para a disciplina das artes visuais.

Assim, levanta-se a discussão sobre o texto de artista e sua relevância para a compreensão da arte produzida nas décadas de 1960 e 1970, para desdobrar daí o papel que a fotografia desempenhava em suas práticas artísticas no contexto maior da arte daquele período.

A fotografia aparece como um dispositivo de rejeição de artisticidade, ou seja, busca-se a qualidade de uma fotografia-qualquer como uma celebração da possibilidade da anti-arte, na apropriação do que havia de menos especial em termos de técnica e material para a produção de imagens que se contrapunham à arte que eles chamavam de tradicional ou convencional.

Nesse sentido torna-se interessante entender a fotografia como parte dos processos de produção artística: como os artistas elaboraram seu fazer e determinaram o lócus de seu trabalho, em outras palavras, o que, para cada um deles, constitui o trabalho de arte propriamente dito em meio aos vários elementos que compõem sua prática artística.

A fotografia na arte existe em virtude do discurso - tanto visual quanto textual - que a toma como objeto, e, neste sentido, estava sendo inventada para aquele momento, nos escritos e trabalhos dos artistas. A presença da fotografia na prática artística das décadas de 1960 e 1970, abordada a partir dos discursos dos artistas, se dá como um processo complexo de estabelecimento da fotografia como um objeto para o saber artístico, do qual se pode falar e para o qual se forma um vocabulário específico, possibilitando que ela se coloque como mais um medium para a produção artística, entre outros e em relação a eles.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Sun Tunnel, de Nancy Holt)

Palestrantes

Juliana Gisi

Juliana Gisi

Artista visual, mestre em Educação (PUC-PR) e doutora em História da Arte (UFRGS). É professora da UFPR e autora de 60/70: a fotografia, os artistas e seus discursos, resultado de sua tese de doutorado contemplada pelo XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.
(Foto: Deborah Bruel)

Data

21/02/2017 a 21/02/2017

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis