Atividades

A geopolítica da América Latina.

A América Latina em um Mundo em Transformação

Voltar para o início A América Latina em um Mundo em Transformação

Programa

O curso tem por objetivo discutir como as transformações mundiais do início do século XXI afetam o papel da América Latina no mundo. Após uma década e meia de avanços econômicos e sociais e do aumento da projeção internacional da América Latina no mundo, a região se encontra num momento de redefinições. A China surge como um ator com grande capacidade de investimento nos países latino-americanos, ao mesmo tempo que deseja ter acesso aos vastos recursos naturais da região. Os EUA, após um distanciamento da região motivado, entre outras coisas, pela priorização de seu envolvimento no Oriente Médio e na Ásia, voltam sua atenção para América Latina em um contexto de competição crescente com a China por influência na região. Por sua condição de detentora de vastos recursos naturais cobiçados por governos e corporações alheias à região, a América Latina se vê em meio à disputa das grandes potências mundiais por recursos energéticos, minerais e agropecuários. Some-se a isso o fato de que países da região são grandes exportadores de bens agropecuários, gerando muitas vezes um descolamento entre a produção local e a produção para o mercado externo, frequentemente em prejuízo do atendimento das necessidades de segurança alimentar e ambiental de seus povos. O recente acirramento das tensões diplomáticas regionais, que não faz muito tempo pareciam ter sido superadas, voltou a se acirrar, em especial na América do Sul, acrescentando às dificuldades internas de cada país e à cobiça externa das grandes potências mundiais as disputas entre países da região.

Atividade realizada em parceria com o Grupo de Estudos Mundo em Transformação (GEMUT), do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.


centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


(Crédito Divulgação)

Palestrantes

Antonio Marcos Roseira

Antonio Marcos Roseira

Doutor em Geografia Política pela USP.  Vice-coordenador e professor do Bacharelado em Relações Internacionais da UFABC.
(Crédito: Acervo Pessoal)

Tatiana Berringer

Tatiana Berringer

Professora de Relações Internacionais da UFABC. Autora do livro "A burguesia brasileira e a política externa nos governos FHC e Lula", Editora Appris.
(Foto: Acervo Pessoal)

Valter Ventura da Rocha Pomar

Valter Ventura da Rocha Pomar

Doutor em História pela USP e professor do Bacharelado em Relações Internacionais da UFABC. 
(Crédito: Acervo Pessoal)

Igor Fuser

Igor Fuser

Docente no Bacharelado em Relações Internacionais e no curso de Pós-Graduação em Energia da UFABC. Tem doutorado em Ciência Política pela USP.
(Crédito: Acervo Pessoal)

Olympio Barbanti

Olympio Barbanti

Doutor em Políticas Sociais pela London School of Economics and Political Science e professor do Bacharelado em Relações Internacionais da UFABC.
(Crédito: Acervo Pessoal)

Ana Tereza Lopes Marra de Sousa

Ana Tereza Lopes Marra de Sousa

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) e professora do Bacharelado em Relações Internacionais da UFABC.
(Crédito: Acervo Pessoal)

Data

28/05/2018 a 02/07/2018

Dias e Horários

Segundas, das 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis