A arte aborígene australiana: do mito ao mercado
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
O curso apresentará o contexto australiano sobre o tratamento das artes visuais aborígenes, sua produção e seu potencial econômico, a fim de suscitar uma reflexão especular sobre o cenário brasileiro.
As artes visuais aborígenes têm revelado grande potencial de geração de renda, e, ao mesmo tempo, adquiriram papel fundamental no registro de conhecimentos tradicionais e na articulação política das comunidades.
O contexto australiano - com suas cifras milionárias, sua incrível variedade estética e suas políticas públicas específicas para o segmento - costuma surpreender os brasileiros.
O curso pretende, ainda, apresentar um relato de primeira mão sobre esse fenômeno ainda pouco conhecido entre nós.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Yuendumu Bessie Nakamara - Foto: Ilana Goldstein)
Palestrantes

Ilana Seltzer Goldstein
Doutora em Antropologia na Unicamp, com tese sobre o sistema de arte indígena da Austrália. Lecionou no MBA em Bens Culturais da FGV até 2014, desde então é professora no Departamento de História da Arte da Unifesp.
(Foto: Christian Strube)
Bibliografia
D´PAULA, C. (Org.). "O tempo dos sonhos. Arte aborígene contemporânea da Austrália". (Catálogo). 1ed.São Paulo: Caixa Cultural, 2016. Disponível em: http://www.caixacultural.com.br/cadastrodownloads1/Catálogo%20O%20Tempo%20dos%20Sonhos%20-%20Arte%20Aborígene.pdf
GOLDSTEIN, I. S.. "Artes indígenas, patrimônio cultural e mercado". PROA: Revista de Antropologia e Arte, v. 1, p. s.p., 2014. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/2331
GOLDSTEIN, I. S.. " Autoria, autenticidade e apropriação: reflexões a partir da pintura aborígine australiana". Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 27, p. 81-106, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v27n79/a06.pdf
Data
24/05/2017 a 24/05/2017
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.