Atividades

O curso apresenta alguns dos estudos do corpo crítico, criador e performático em sua relação com a cidade

Curso Presencial
A arte da performance: criações e urbanismos

Voltar para o início A arte da performance: criações e urbanismos

Programa

O curso tem como estudo um nicho da arte da performance enquanto arte de realizar ações na/com/para a malha urbana. Em especial àquelas em que os gestos façam perguntas, movam desvios e ainda imaginem formas de existir que estão diretamente relacionadas às problemáticas da cidade em suas normativas.

Essas ações são os principais referenciais, bem como são trazidos alguns exemplos de trabalhos que lidam com essas questões nas suas próprias propostas conceituais. A partir disso, levanta-se um debate frente às criações que justamente se tornam mais do que obras, são convites para desabituar-se do comum. Também fomenta o fundamentar urbanismos na sua dimensão corpórea e inventiva.

A partir disso e por meio de três perguntas, cada qual para um dia de atividade, que o curso sugere modos de relação e vida com/na malha urbana, através do corpo situado na sua presença crítica e criadora.

A primeira hipótese do curso: Seria possível revitalizar a percepção de cada cidadão, em contraponto à ideia de revitalização, reabilitação e requalificação urbana?

O segundo dia e pergunta segue em: É possível refletir a cidade com um espelho nas mãos? Usando deste como objeto-relacional para manusear uma reflexão (questionamento) e um refletir (espelhamento), poderia essa ser uma forma de limpar a visão já tão ofuscada e assombrada da vida citadina pelos seus prédios espelhados, celulares, câmeras vigilantes e outras modernidades de reluzentes apelos?

E a terceira e última: Seríamos nós capazes de nos religarmos/ reconectarmos em atos de presença, para não sermos nós as próprias máquinas automatizadas e automatizantes de nossas vidas? 

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Pedro Jafuno)

Palestrantes

Carolina Canteli

Carolina Canteli

Bacharela e Licenciada em Dança pela UNICAMP (Brasil) e formou-se no Programa Avançado de Criação em Artes Performativas - PACAP 5 (Portugal), com curadoria de João Fiadeiro. Está como docente no Curso Regular de Dança e Performance na São Paulo Escola de Dança - Matutino.
(Foto: Pedro Jafuno)

Bibliografia

Berth, Joice. Se a cidade fosse nossa: racismos, falocentrismos e opressões nas cidades / Joice Berth. - I. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023. 
Fabião, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, 8, 235-246, 2008. 
Pallasmaa, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos / Juhani Pallasmaa; tradução técnica: Alexandre Salvaterra. - Porto Alegre: Bookman, 2011. 
Rose-Lee Goldberg. A arte da performance - do futurismo ao presente. São Paulo: Martins. Fontes Editora, 2006. 
Wisnik, Guilherme. Dentro do Nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas / Guilherme Wisnik. / São Paulo: Ubu Editora, 2018.

Data

09/09/2025 a 23/09/2025

Dias e Horários

Terças, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 9/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora