Atividades

A tradição e o legado da herança circense em Mazzaropi

A arte do palhaço Mazzaropi e a tradição do cômico caipira

Voltar para o início A arte do palhaço Mazzaropi e a tradição do cômico caipira

Programa

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


O encontro discute a influência da tradição do cômico caipira em Mazzaropi e a profícua passagem do artista pelos picadeiros, além disso, será apresentado trechos de um show do cineasta caipira em circo e a leitura do fragmento de uma peça de circo-teatro atribuída a Mazzaropi. 

Tanto nos palcos de teatro como nos picadeiros circenses, o cômico caipira atravessou com desenvoltura a primeira metade do século XX. A arte de Mazzaropi brotou sob a intimidade de uma lona circense e sobre o aroma doce-amargo da serragem.

O humor desse palhaço caipira nasceu no circo. Apesar das primeiras manifestações artísticas desse humorista de muitos predicados serem abrigadas ainda na infância, durante as festividades estudantis no Grupo Escolar Belenzinho (São Paulo), foi realmente no picadeiro que o apuro cênico de Amácio Mazzaropi (1912-1981) floresceu em oportunidade, qualidade e notoriedade.

O mais interessante de todo o amadurecimento artístico foi a maneira, apesar de pouco discutida pela academia e por estudiosos da "obra mazzaropiana", como o cômico caipira apropriou-se com bastante entusiasmo da arte circense durante toda a sua produção artística, tanto no rádio, na televisão, quanto na sétima arte.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: LuisK79 Own work CC BY SA 4.0)

Palestrantes

Walter de Sousa Junior

Walter de Sousa Junior

Doutor e mestre em Comunicação pela ECA-USP. Autor de "Mixórdia no picadeiro - Circo-teatro em São Paulo" (1930-1970) (Terceira Margem, 2011).
(Foto: Paulo Pepe)

Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves

Jornalista, pesquisador e autor da dissertação “Mazzaropi em... Lona na Telona: a herança da teatralidade circense na filmografia do palhaço caipira”,  pelo PPG em Artes da Cena da Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

06/04/2017 a 06/04/2017

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora