Curso Presencial
A arte do refúgio: visões de mundo dos artistas refugiados do nazifascismo
Voltar para o início

Programa
O curso tem como proposta reconstituir, sob o viés da História Política e Social da Arte, a contribuição dos artistas refugiados do nazifascismo às políticas culturais brasileiras na contemporaneidade.
A partir de uma seleção de obras, pretendemos avaliar como esse grupo de vanguardistas interferiram na política cultural nacional promovendo o reconhecimento da arte moderna (cubista, surrealista, expressionista, dadaísta etc.) classificada como "degenerada" pelo III Reich.
Em busca deste legado, estaremos valorizando as heranças pautadas nas estratégias que cada artista escolheu para classificar o seu mundo, ainda que vivendo entre mundos; e as formas como eles e elas se apropriaram do sistema classificatório do mundo e de conhecimentos pré-existentes para construir seus argumentos (de protesto e indignação) no formato de narrativas e representações artísticas.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Lewy, sem título, óleo sobre tela, 64cm x 83cm. São Paulo, 1992. Acervo TucciSP)
Palestrantes

Maria Luiza Tucci Carneiro
Livre docente junto ao Departamento de História da USP, coordena o LEER (Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação). Autora dos livros: Os Diabos de Ourém (2023); Impressos Subversivos: Arte e Cultura Política. Brasil, 1924-1964 (2ed.,2023); Histórias de Vida dos Sobreviventes da Shoah, em coautoria com Rachel Mizrahi (2017, 2018, 2019); Dez Mitos Sobre os Judeus (2016, 2019), dentre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/04/2023 a 04/05/2023
Dias e Horários
Quintas, das 15h às 18h.
Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 13/4.
Enquanto houver vagas.