A arte "socialmente engajada": a produção crítica e curatorial
Voltar para o inícioPrograma
Chegamos ao ponto em que o trabalho artístico pode assumir o mesmo formato que assistências comunitárias, manifestações políticas, pesquisas etnográficas, reparações sociais ou atividades pedagógicas? Como a arte pode contribuir com esses debates?
O campo artístico vem encontrando novas exigências no processo de reconhecer e problematizar as especificidades das linguagens artísticas e suas significações. Enfrenta também novos desafios ao observar as relações que essas intervenções têm estabelecido com o nosso espaço cultural.
Com o intuito de reconhecer as ambivalências que caracterizam essas práticas e de debater esses empasses serão estudados projetos curatoriais emblemáticos que se posicionaram frente a esse dilema. Serão também observados os discursos críticos que circundaram esses projetos. É o caso da Bienal de Berlim de 2012, da Bienal de Havana de 2015 e da próxima Documenta de Kassel. É também o caso de mostras de artistas como Tania Bruguera (Cuba) e Minerva Cuevas (México), apenas para citar alguns exemplos.
Tendo em vista a proliferação do tema, o curso objetiva reconhecer os modos como os discursos críticos, teóricos e curatoriais têm abordado essas práticas colaborativas e os desafios que elas enfrentam.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Belen Charpentier)
Palestrantes
Paola Fabres
Curadora, ensaísta e pesquisadora¿de arte contemporânea pela ECA-USP, Lola Fabres se dedica às intersecções entre a arte e o campo social a partir de investigações práticas e teóricas voltadas à produção artística de caráter dialógico e colaborativo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
BISHOP, Claire. The Social Turn: Collaboration and inst discontents. ArtForum, Fevereiro. 178-183, 2006.
______. Artifical Hells. Participatory art and the politics of the spectatorship. Londres: Verso, 2012.
______. Antagonism and Relational Aesthetics. October. N.º 110, 2004, pp. 51-79.
BOURRIAUD, Nicholas. Estética Relacional. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2007.
GILLICK, Liam. Contingent Factors: A Response to Claire Bishop's "Antagonism and Relational Aesthetics". 2006 October. N.º 115, 2006, pp. 95-107.
FOSTER, Hal. The Return of the real. Londres: The Mit Press, 1999.
KESTER, Grant. Conversation Pieces. Community + Communication in Modern Art. Berkeley: University of California Press, 2004.
______. The One and the Many: Contemporary Collaborative Art in a Global Context. Durham: Duke University Press, 2011.
______. The Device Laid Bare: On Some Limitations in Current Art Criticism. Journal e-flux, n.50, Dez. 2013,
______. Field: A Journal of Socially-engaged Art Criticism, n. 1, 2015
KWON, Miwon. One Place after Another: Site Specific Art and Locational Identity. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2004.
LACY, Susan (ed.). Mapping the Terrain: New Genre Public Art. Seattle, Bay Press, 1995.
LADDAGA, Reinaldo. Estética de la Emergencia: la formación de otra cultura de las artes. B.sas: Adriana Hidalgo, 2006.
______. Estética de Laboratório. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
LIPPARD, Lucy. The Lure of the Local: Senses of place on a multicentered society. Nova Iorque: New York Press, 1997.
______. Changing: essays in art criticism. Boston: E. P. Dutton, 1971
Data
31/03/2020 a 14/04/2020
Dias e Horários
Terças, 14h às 17h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.