Curso Presencial
A Bauhaus depois da Bauhaus: Mulheres, Machismo e Exílio
Voltar para o início
Programa
Apresentando a Bauhaus de Weimar (1919) e de Dessau (2025), esta última comemorando seu centenário neste ano, o curso destaca o lugar marginalizado que tiveram as alunas e professoras nos diversos períodos da escola. Discute ainda o exílio, as carreiras de algumas das mulheres e suas lutas por realização profissional como fotógrafas, tecelãs, designers de mobiliário e designers gráficas.
Programa:
Aula 1: Bauhaus - Fundação e Fundamentos: O lugar das mulheres, iguais, mas não muito.
Aula 2: O Exílio na Europa: Gunta Stölz, Marianne Brandt e Lucia Moholy.
Aula 3: A Galeria Isokon e Edith Tudor-Hart. O design de móveis e exposições de Lilly Reich.
Aula 4: O Exílio nas Américas: Anni Albers (EUA), Grete Stern (Argentina), Marta Erps-Breuer (Brasil).
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Le?da Branda?o)
Palestrantes
Ethel Leon
Professora e pesquisadora de história do design e de história das cores. Doutora pela FAU/USP, foi editora da revista eletrônica de design Agitprop (2008-2015) e professora de História do Design na graduação da Faculdade de Campinas (2001-2017). É autora de vários livros, entre os quais: Memórias do Design Brasileiro (Senac/SP, 2009), IAC, primeira escola de design no Brasil (Blucher, 2014), Canasvieiras, um laboratório para o Design Brasileiro (UDESC/FAPESC, 2014). É organizadora do livro Reflexões sobre o design industrial, antologia de textos de Julio Roberto Katinsky (Olhares, 2021). Coautora e organizadora do livro Michel Arnoult Design e Utopia (Edições SESC, 2016), do livro João Baptista da Costa Aguiar Desenho Gráfico (Senac SP, 2006), coautora do livro The Disobedience of Design, textos de Gui Bonsiepe, (Bloomsbury, 2022). Organizou várias exposições de design brasileiro, as mais recentes delas Julio Katinsky Designer e Celina Decorações, indústria, público e madeira (com Eduardo Costa), ambas realizadas na galeria Teo em São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/11/2025 a 03/12/2025
Dias e Horários
Quartas, 10h30 às 12h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 12/11.
Enquanto houver vagas.