Atividades

A evolução histórica da cachaça

Curso Presencial
A biografia cultural da cachaça

Voltar para o início A biografia cultural da cachaça

Cancelado

Programa

A cachaça é nossa bebida mais popular, expressão da identidade nacional e reconhecida dentro e fora do país como símbolo da brasilidade.

Mas este significado atribuído à bebida é recente ao longo da história de produção, circulação e consumo desta mercadoria no território americano. O curso pretende traçar a evolução histórica dos significados depositados sobre o destilado de cana desde sua proibição no século 17 até a eleição da bebida como signo da nação pelos modernistas no século 20.

Passaremos por momentos decisivos como a expansão produtiva para atender à demanda do tráfico negreiro; a inclusão da bebida na dieta dos mineradores do século 18, o "século da gerribita"; os esforços dos fazendeiros do século 19 em regular o consumo dos grupos escravizados; a taxação da caninha para a formação do Estado Nacional.

Durante este percurso a bebida adquiriu diferentes sentidos e funções conforme os agentes e contextos de cada época.

Programa:

Aula 1 - Queda e ascensão
A preferência pelo destilado brasílico no trato negreiro incomodou a Coroa Portuguesa que proibiu a geribita, acusada de provocar revolta entre cativos e fazer mal à saúde. A pressão dos traficantes contudo derrubou a proibição e no século 18 a bebida se incorporou medicamento e alimento da população mineradora.

Aula 2 - Estigma e fama
No século 19 a cachaça foi taxada durante o Império interessado em arrecadar fundos para a construção do Estado Nacional. Ao mesmo tempo os senhores forneciam a bebida com a expectativa de aumentar a produtividade dos trabalhadores escravizados que, de sua parte, integraram a bebida em suas práticas cotidianas. Quando a República foi proclamada a cachaça foi associada à degeneração, visão contraposta àquela elaborada pelos modernistas, com destaque para o gênio paulista Mário de Andrade.

Desde o dia 1/12, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19 (2 doses da vacina ou dose única) para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Poderá ser apresentado:
• Comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação;
• Comprovante de vacinação impresso ou digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Lucas Brunozi Avelar

Lucas Brunozi Avelar

Graduado e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, onde atualmente realiza pesquisa de doutorado sobre a história das tavernas no Brasil. É professor da Universidade Estadual de Roraima. Desenvolve investigações na área de história colonial, história das bebidas e da embriaguez.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

10/02/2022 a 17/02/2022

Dias e Horários

Quintas, 15h às 17h.

Curso Presencial.

Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 8/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis