A cadeia produtiva da economia do carnaval
Voltar para o início
Programa
O carnaval brasileiro gera emprego e renda, promove o desenvolvimento econômico através da indústria do turismo, que tem nos serviços de transporte (aéreo, marítimo e terrestre), de hospedagem e de alimentação sua base. As indústrias de bebidas e de fabricação de instrumentos musicais são importantes. Mas os prestadores de serviços gráficos, editoriais, de mídia, entretenimento e fonográfico, todos os anos, lucram significativamente com o carnaval. Ganham mas não apresentam os números positivos da festa para a sociedade. Existem dificuldades para visualizar a economia destas atividades festivas nas políticas públicas e privadas. Isso ocorre porque a legislação tributária pouco mudou desde os tempos de sua última reforma, em 1965. Naquele momento o objetivo imediato era o de privilegiar o desenvolvimento industrial brasileiro e não o setor de serviços. E Carnaval é, antes de mais nada, prestação de serviços públicos, com grande potencial de ecadeamento ou desdobramentos. Em 2015 o Carnaval trouxe para o Rio de Janeiro 1 milhão de turistas que movimentou, através das mais diversas atividades, R$2 bilhões. O cinema americano garante a presença dos Estados Unidos em todos os mercados, promove os produtos industriais e, principalmente os de serviços desta que é a principal potencia econômica do mundo. Quem sabe, o Carnaval do Rio de Janeiro poderia adquirir esta importância no mercado internacional a favor do Brasil?
(Foto: Sergio Luiz)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Luiz Carlos Prestes Filho
Data
18/06/2015 a 18/06/2015
Dias e Horários
Quinta, 15h às 18h.