Curso Presencial
A canção francesa no Brasil
Voltar para o início

Programa
O ciclo de estudos sobre a canção francesa no Brasil reúne pesquisadores em torno de pesquisa financiada pela FAPESP, culminando na publicação do livro "Sous le Ciel de Paris: a presença da canção francesa no Brasil", (PPGCOM/UFMG, 2024), organizado por Heloísa de A. Duarte Valente e Raphael F. Lopes Farias. Com ênfase na música popular e no audiovisual, o período abrange desde a I Guerra Mundial até o final da década de 1970, aquele em que, conforme destaca a literatura, corresponde ao desenvolvimento e auge do mercado fonográfico, consolidando produtos e artistas que marcaram o cancioneiro no Brasil.
12/8
Aspectos formais e estilísticos da canção francesa
Com Marcos Júlio Sergl, doutor e mestre em Artes pela USP. Possui pós-doutorado em Comunicações. É Parecerista da FAPESP e professor do curso de Música da Universidade Unyleya.
Flanando com as músicas francesas mais populares no Brasil (1940-1970)
Com Vanessa F. Oliveira, professora de francês há mais de 20 anos, mestra em semiótica pela USP, especialista em cultura francesa e idealizadora do canal França Mon Amour.
13/8
A presença e influência da música francesa na estrutura do teatro musical contemporâneo
Com Rafael Righini, professor titular de Trilha Sonora na FAAP. Possui pós-doutorado e doutorado em Comunicações e Artes e aperfeiçoamento em Composição e Regência pelo Conservatório de Genebra. Atua como diretor musical e regente nos musicais Broadway no Brasil.
Darius Milhaud e a hegemonia cultural da França durante a Primeira Guerra
Com Lina Maria R. de Noronha, doutora e mestra em Música pela UNESP, graduada em Composição e Regência e em Oboé. É docente do curso de licenciatura em música da UNIMES e integra a Sinfônica Municipal de Santos.
19/8
Maysa, entre bossas e chansons
Com Raphael F. Lopes Farias, doutor e mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela UNIP. É pesquisador no Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid e atualmente coordena o projeto de pesquisa e publicação selecionado pela PNAB/CULTSP sobre a cantora Nora Ney.
A canção francesa na história da telenovela brasileira (1960-1970)
Com Márcia Carvalho, doutora pelo Instituto de Artes da Unicamp. É pesquisadora em Filosofia da Arte na Unifesp e em música de cinema no Centro de Estudos em Música e Mídia, na Universidade Paulista. É autora do livro "A canção no cinema brasileiro" (Alameda/ FAPESP, 2015).
20/8
Memória da canção francesa no Brasil
Com Heloísa de A. Duarte Valente, doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorado pela ECA-USP. É professora titular do Programa de Comunicação e Cultura Midiática da UNIP e fundadora do Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid.
A canção francesa em tempos de plataformas digitais
Com Fernando Pedro Moraes, doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Paulista. É professor da FGV Educação Executiva, consultor, escritor e palestrante.
(Arte: Atelier de Publicidade UFMG e Bruno Guimarães Martins)
Palestrantes

Márcia Carvalho
Doutora pelo Instituto de Artes da Unicamp. É pesquisadora em Filosofia da Arte na Unifesp e em música de cinema no Centro de Estudos em Música e Mídia, na Universidade Paulista. É autora do livro "A canção no cinema brasileiro" (Alameda/ FAPESP, 2015).
(Foto: Acervo Pessoal)

Heloísa de A. Duarte Valente
Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorado pela ECA-USP. É professora titular do Programa de Comunicação e Cultura Midiática da UNIP e fundadora do Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vanessa F. Oliveira
Professora de francês há mais de 20 anos, mestra em semiótica pela USP, especialista em cultura francesa e idealizadora do canal França Mon Amour.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rafael Righini
Professor titular de Trilha Sonora na FAAP. Possui pós-doutorado e doutorado em Comunicações e Artes e aperfeiçoamento em Composição e Regência pelo Conservatório de Genebra. Atua como diretor musical e regente nos musicais Broadway no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lina Maria R. de Noronha
Doutora e mestra em Música pela UNESP, graduada em Composição e Regência e em Oboé. É docente do curso de licenciatura em música da UNIMES e integra a Sinfônica Municipal de Santos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Júlio Sergl
Doutor e mestre em Artes pela USP. Possui pós-doutorado em Comunicações. É Parecerista da FAPESP e professor do curso de Música da Universidade Unyleya.
(Foto: Acervo Pessoal)

Raphael F. Lopes Farias
Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela UNIP. É pesquisador no Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e atualmente coordena o projeto de pesquisa e publicação selecionado pela PNAB/CULTSP sobre a cantora Nora Ney.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernando Pedro Moraes
Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Paulista. É professor da FGV Educação Executiva, consultor, escritor e palestrante.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/08/2025 a 20/08/2025
Dias e Horários
Terças e Quartas, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 12/8.
Enquanto houver vagas.