Atividades

Mesas de conversas que refletem o confiar no brincar

Curso On-Line
A confiança no risco de brincar no mundo

Voltar para o início A confiança no risco de brincar no mundo

Programa

O que compõe espaços brincantes? O espaço físico, de alvenaria e concreto; o território habitado, com seu verde, sol e ar; o corpo-casa que brinca e se descobre estar no mundo; o espaço entre um ser e outro, no qual tecemos relações; a infinitude interna da imaginação? Com estas perguntas-sementes, o ciclo Espaços Brincantes convida para uma reflexão, troca de conhecimentos e de experiências, com convidadas e convidados de diferentes lugares e vivências.

Partindo da provocação que a Semana Mundial do Brincar 2022 "Confiar na força do Brincar" instiga, o ciclo se inicia com uma conversa sobre como adultos podem confiar neste brincar e na descoberta das crianças no mundo, com seu risco e acaso, e como elas se constituem a partir de vivências livres de seu brincar.  

Com Gandhy Piorsky, Líllian Pacheco e Mestra Griô Gabriela Lourenço dos Santos.

Mediação de Andrea Fonseca.

Esta atividade integra a programação do Sesc SP na #semanamundialdobrincar

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

(Arte: Camila Teresa)

Palestrantes

Gandhy Piorsky

Gandhy Piorsky

Artista plástico, pesquisador das práticas da criança. Teólogo e Mestre em Ciências da Religião. Realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades discute as narrativas da infância, seus artefatos, brinquedos e linguagens, criando com isso exposições, realizando curadorias, propondo intervenções.
(Foto: Divulgação)

Líllian Pacheco

Líllian Pacheco

Educadora griô, educadora biocêntrica, educadora popular e educadora para as relações étnico-raciais positivas. Escritora e criadora da Pedagogia Griô. Idealizadora e coordenadora da Escola de Formação na Pedagogia Griô, do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, da Ação Griô Nacional e da Escola de Políticas Culturais. Conheça mais clicando aqui.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mestra Griô Gabriela Lourenço dos Santos

Mestra Griô Gabriela Lourenço dos Santos

Quilombola, mãe, avó, ativista, uma das Lideranças Feminina no Quilombo da Caçandoca. Conselheira da Associação das Mulheres Assentadas e Quilombolas.  Participa em lutas políticas históricas dentro do Quilombo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Andrea Fonseca

Andrea Fonseca

Pedagoga, mestre e doutora em Estética e História da Arte pela USP. Assistente na Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo na área de Infâncias e Juventudes.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

24/05/2022 a 24/05/2022

Dias e Horários

Terça, 10h às 12h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 23/5.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis