A construção do consenso e a democracia
Voltar para o início
Programa
Partindo do início do século XX, na primeira parte da exposição serão estudados, a partir da perspectiva de Noan Chomsky, autores como Walter Lippmann, Reinhold Niebuhr, Harold Lasswell, James Rand Jr. e outros, partidários da visão de que o povo deve ser impedido de conduzir seus assuntos pessoais e os canais de informação devem ser estreita e rigidamente controlados, ideia que influenciou decididamente na formatação do Estado norte-americano e nas posturas desse país em relação à sua própria população e ao mundo como um todo.
Na segunda parte será exposto a teoria desenvolvida por Edward Bernays, denominada "Engenharia do Consentimento", que propõe uma abordagem técnica e engenheirística e uma metodologia voltada especificamente para influenciar as pessoas a adotar ideias e posturas de interesse do Estado e das corporações.
Para o Engenheiro do consentimento o objetivo deve estar, a todo momento, relacionado com o público cujo consentimento se deseja obter. As atitudes desse público, suas assunções, ideias ou preconceitos derivam de influencias definidas, engendradas.
Nas palavras de Bernays, "palavras, sons e imagens fazem pouco a não ser que sejam as ferramentas de um plano profundamente pensado e de métodos cuidadosamente organizados".
A maneira como cada uma dessas visões se desenvolve é o fio condutor da palestra.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Luis Kehl
Arquiteto, formado pela FAUUSP (1979), com Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas nessa mesma instituição. Participa regularmente como palestrante do Curso de Direitos Humanos promovido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente - CEDECA/Limeira. É autor de diversos livros.
Data
30/05/2019 a 30/05/2019
Dias e Horários
Quinta, 10h30 às 12h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Abril, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.