Atividades

A Copa do Mundo de Futebol e o Brasil

A Copa do Mundo Ainda é Nossa?

Voltar para o início A Copa do Mundo Ainda é Nossa?

Programa

Em 2018 ocorreu a vigésima primeira edição da Copa Mundial da FIFA. Mais conhecida como Copa do Mundo, o mega evento esportivo mobiliza o brasileiro das mais diversas formas.

A palestra reunirá os pesquisadores João Casquinha Malaia Santos, Gilmar Mascarenhas de Jesus e Arlei Damo, que, sob diversas perspectivas de abordagem, discutirão sobre as ideias de representação,  narrativas e identidades do brasileiro frente à Copa do Mundo de Futebol.

*Esta programação faz parte do 3° Simpósio Internacional de Estudos sobre o Futebol: políticas, diversidades e intolerâncias, que acontece de 26 a 29 de setembro, no Museu do Futebol (Praça Charles Miller, Estádio do Pacaembu), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP - Cidade Universitária) e no Sesc Pompeia. Para maiores informações, acessem: https://www.simposiofutebol.museudofutebol.org.br/

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Cristino Martins)

Palestrantes

Arlei Damo

Arlei Damo

Doutor em Antropologia Social e professor no Dep. de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autor dos livros "Do dom à Profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França"  e "Futebol e Identidade Social".
(Foto: Acervo Pessoal)

Gilmar Mascarenhas

Gilmar Mascarenhas

Doutor em Geografia Humana pela USP e professor do Depto. de Geografia Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Autor de diversos artigos nacionais e internacionais, bem como do Livro "Entradas e Bandeiras: a Conquista do Brasil pelo Futebol". Responsável pela coluna "cidade e futebol", no site Ludopédio. Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq "Megaeventos Esportivos e Cidades".
(Foto: Acervo Pessoal)

João Casquinha Malaia Santos

João Casquinha Malaia Santos

Doutor em História Econômica pela USP e Prof.no Dep. de História na Universidade Federal de Santa Maria  (UFSM). Tem uma vasta contribuição com pesquisas e publicações de livros sobre a história do esporte e do futebol no Brasil, Portugal e países da África.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

27/09/2018 a 27/09/2018

Dias e Horários

Quinta, 10h30 às 12h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 04 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora