A cosmo-convivência, prática e sabedoria milenar dos povos andinos
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
A sabedoria dos povos indígenas da América Latina, ganha importância, porque se torna alternativa, necessária, complementar, ou até substituta à perspectiva epistemológica moderna e eurocêntrica. Segundo a narrativa moderna, os povos ameríndios possuem apenas uma cosmovisão, no entanto a filosofia e a ciência são próprias de origem helênica-ocidental europeia fonte da racionalidade epistemológica atual.
A gama de sentidos, ritos e mitos que vinculam ao homem e à mulher dos Andes como parte de uma totalidade, de uma racionalidade distinta à ocidental, apresenta uma complexa ordem de significados polissémicos, comunitários e cosmogónicos. A vida é pensada como possibilidade, resultado da harmônica vivência dos seres humanos não só como parte da natureza, mas também como parte de uma totalidade: cosmos/mundo/vida. Isso é a cosmo-convivência.
Neste contexto será abordada a concepção andina sobre a Pachamama (Mãe terra) e suas implicações filosóficas na cotidianidade; e finalmente, os significados milenares do uso das sagradas folhas da Coca, hoje, representadas no mastigado, na luta dos povos, nas cerimônias agrícolas e pecuárias, nos atos de conciliação e outras práticas.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Carolina Velasquez)
Palestrantes

Wilbert Villca López
Sociólogo boliviano, de origem quéchua. Formou lideranças jovens. Comandou políticas agrarias de distribuição da terra. Pesquisa as racionalidades e sabedorias andinas. Coordena o Grupo de Estudos da Língua Quéchua na USP. Mestre pela USP, e doutorando na Université Sorbonne Paris 3, França.(Foto: Patricia Espinoza)
Data
23/06/2017 a 23/06/2017
Dias e Horários
Sexta, 14h às 18h
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.