A cultura alimentar paulista – uma civilização do milho?
Voltar para o início
Programa
Ao se debruçar sobre a alimentação dos habitantes de São Paulo do século XVII e início do XVIII, em seu livro “A Cultura Alimentar Paulista – uma Civilização do Milho?”, Rafaela Basso nos revela um mundo que gravita em torno da cultura e processamento do milho, como elemento decisivo a sustentar a conquista e ocupação dos sertões paulistas. Inicialmente considerado como alimento de animais e de bugres, o milho sofre uma marginalidade que só é superada à medida que vai mostrando sua funcionalidade nas viagens dos tropeiros. Com o advento dos monjolos no século XVIII e a fabricação da farinha de milho, segundo técnicas indígenas, o alimento vai ganhando cidadania até chegar a ser – como ainda é hoje – um dos pilares da alimentação sertaneja. Nesta palestra, a autora discute a pesquisa que passou em revista a historiografia sobre o assunto, e que resultou na apresentação de novas reflexões e conclusões.
Esta atividade contará com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto ilustrativa: Pixabay)
Palestrantes

Rafaela Basso
Historiadora da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce o cargo de Diretora da área de Gestão e Preservação de Documentos e Informação. É graduada em História pela Unicamp, com mestrado e doutorado em História pela mesma instituição. É autora dos livros "A Cultura Alimentar Paulista: uma civilização do milho? 1650-1750" e "Entre tabuleiros, balcões e fogões: Um estudo sobre a alimentação de rua na cidade de São Paulo (1765-1834)".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
26/06/2015 a 26/06/2015
Dias e Horários
Sexta, 19h às 21h.
Local
Valores
Grátis
Inscreva-se agora