Atividades

Um bate-papo sobre as ocupações das escolas e a cultura política dos estudantes secundaristas

A Cultura Política dos Estudantes Secundaristas e as Ocupações de Escolas

Voltar para o início A Cultura Política dos Estudantes Secundaristas e as Ocupações de Escolas

Programa

A cultura política dos estudantes secundaristas que ocuparam suas escolas em São Paulo no final de 2015 pode ser interpretada a partir de três dimensões. Em primeiro lugar, em uma leitura contra-hegemônica que valoriza a escola pública contra a valorização hegemônica da escola privada.

Em segundo lugar, uma relação complexa com a política institucional, marcada tanto por desconfiança do sistema político-partidário quanto por lutas por direitos travadas em um marco extrainstitucional.

Por fim, um imbricamento de lutas contra reformas educacionais concebidas a partir de um ultraliberalismo econômico com lutas anticonservadoras, que prezam pela igualdade de gênero e a diversidade sexual.

A roda de conversa abordará essas três dimensões e faz parte do projeto Juventudes em Foco.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil)

Palestrantes

Jonas Medeiros

Jonas Medeiros

Doutor em Educação pela UNICAMP. Pesquisador do Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP. É um dos autores do livro Escolas de Luta (Veneta, 2016) e um dos organizadores de Ocupar e Resistir (Ed. 34, 2019). 
(Foto: Edgar Lyra)

Danilo Cymrot

Danilo Cymrot

Doutor em Direito pela USP, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, autor de "O funk na batida: baile, rua e parlamento" (Edições Sesc, 2022), finalista do Prêmio Jabuti 2023.
(Foto: Rodrigo Veneziano)

Fabiana Medrado

Fabiana Medrado

Começou sua militância política nas ocupações secundaristas de 2015.(Foto: Acervo Pessoal)

Data

04/03/2020 a 04/03/2020

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora