A cultura popular na metrópole
Voltar para o início
Programa
A cultura popular, como campo de interesse etnográfico, é repleta de conceitos que se estabelecem diante das práticas profanas e religiosas, da ancestralidade, das identidades e da permanência de coletividades em determinadas regiões. Nas grandes metrópoles, esses processos diluem-se na paisagem urbana e são ressignificados. Este curso pretende contribuir para o debate sobre os valores presentes na cultura popular brasileira, propiciando o encontro dos participantes para troca de experiências em um espaço que estimula o pensamento crítico e reflexivo.
Nos temas abordados estão: diversidade cultural; conceitos e classificações da cultura: as tradições, o popular e o contemporâneo, o étnico, o erudito, o científico, a cultura de resistência e as ações afirmativas; a cultura como patrimônio: o material e o imaterial; saberes e fazeres tradicionais populares: a presença dos batuques de terreiro, o samba de bumbo, os carnavais de bloco na cultura paulistana.
Haverá uma visita à sede do “Grupo Sucatas Ambulantes”, coletivo de arte que tem a cultura popular como referência para criação de outros projetos. Cordão Folclórico de Itaquera que confecciona bonecos gigantes visando a realização de cortejos que possuem referências de ritmos como a ciranda, o coco, o samba de roda e o maracatu.
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de outubro, às 14h, na Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
30 vagas.
(Foto: Renata Teixeira / Grupo Sucatas Ambulantes)
Palestrantes

Alberto Ikeda
Professor de Etnomusicologia, Culturas Populares e Metodologia da Pesquisa. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM), ambos da Universidade de São Paulo (USP). Consultor da Cátedra Kaapora, da Diversidade Cultural e Étnica na Sociedade Brasileira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
(Foto: Acervo pessoal)
Data
26/11/2013 a 30/11/2013
Dias e Horários
Terça a sexta, 19h30 às 21h30. Sábado, 14h30 às 16h30.