Mutações
A dignidade ontológica do sensível
Voltar para o início
Programa
Parmênides afirmou a unicidade do Ser, enquanto Heráclito destacou sua multiplicidade e mutabilidade. Seja como num caso ou noutro, a filosofia valoriza o inteligível sobre a sensibilidade, como visto em Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e Descartes. Galileu privilegiou o pensamento matemático, e Kant sugere que as ideias organizam a sensibilidade.
A palestra procura tecer sobre a relação entre a sensibilidade e o mundo, não pelo que o mundo faz à nossa sensibilidade, mas pelo que a nossa sensibilidade faz com o mundo.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Marcellus Schnell)
Palestrantes
Marilena Chaui
Professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na qual é coordenadora do Grupo de Estudos Espinosanos e de Democracia Contemporânea. É Professora Honoris Causa pelas universidades de Paris VIII, Nacional de Córdoba, Federal de Brasília e Federal de Sergipe.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/09/2024 a 27/09/2024
Dias e Horários
Sexta, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 27/9.
Enquanto houver vagas.