Mutações
A dupla recusa: uma história da imaginação em Paul Valéry
Voltar para o início

Programa
As imagens são perigosas. Elas podem nos captar em um mundo do qual não conseguimos sair. Tanto as imagens externas e seu apelo desenfreado da nossa atenção, quanto as imagens internas e seu insuportável padrão de repetição e inércia. O filósofo Paul Valéry pensava isso antes mesmo de conhecer os infinitos gadgets e as redes de imagens digitais que nos assolam.
Para Valéry, a força da imaginação é a sua capacidade de atravessar diversos espaços de experiência, diversas possibilidades sensíveis, diversas linguagens e, também, diversas imagens. É pelo seu caráter heterogêneo (e pela forma como lidamos com essa heterogeneidade) que alcançamos a potência do imaginário.
Isso quer dizer que o imaginário não se opõe à razão, a metáfora não se opõe aos cálculos, a imagem poética não se opõe à ciência, o corpo não se opõe às criações mentais, o interno não se opõe ao externo, o real não se opõe ao imaginário, o material não se opõe ao espiritual. Valéry recusa os dois lados dessas oposições - daí a dupla recusa do título da palestra - para nos lançar no mar das imagens em transformação, atravessá-las por muitos mundos e suas infinitas formas de relações. Em suma, é preciso imaginar que não há imaginação sem transformação, sem a ação de transformar as imagens entre si e ir além das imagens para criar "constelações imaginárias".
Mas para chegar a essas constelações, o caminho de Valéry não foi simples, nem isento de angústias e frustrações. A palestra apresenta a gênese dessa questão desde seus conflitos no campo da poesia entre Baudelaire e Poe, Rimbaud e Mallarmé, que acentuavam as tensões entre as vertentes imaginárias (o "demônio da analogia") e o cálculo poético (os limites da forma). A palestra também aborda como esse conflito levou Valéry a uma grande investigação do imaginário científico e a uma teoria poética do funcionamento mental.
Esta programação integra o ciclo Mutações Constelações Imaginárias, com curadoria de Adauto Novaes.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Marcellus Schnell)
Palestrantes

Roberto Zular
Professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. Organizou, entre outros, o livro Criação em Processo - ensaios de crítica genética (Iluminuras, 2001). Desde 1993, dedica-se aos escritos de Paul Valéry.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
04/09/2025 a 04/09/2025
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 26/9.
Enquanto houver vagas.