A educação de Anísio Teixeira e Paulo Freire: um olhar nas artes visuais
Voltar para o inícioPrograma
Desdobramento do projeto de re-alfabetização política e formação crítica "almofadas pedagógicas", que traça uma linha histórica do Brasil a partir do ponto de vista da educação democrática implantada no Brasil por Anísio Teixeira e continuada por Paulo Freire com a educação crítica.?
No curso é feito uma leitura da História do Brasil, partindo dos princípios e valores da educação democrática de Anísio Teixeira e da alfabetização e conscientização crítica de adultos com o Movimento de Cultura Popular do Recife (MCP), na gestão de Miguel Arraes, quando ele foi prefeito de Recife nos idos de 1961 e do Programa de Nacional Alfabetização (PNA), implementado no governo de Jango, mas que foi abruptamente interrompido a partir de 31 de março de 1964. ?
Com estes pontos de partida, o curso propõe a reflexão para se pensar uma conscientização crítica a partir de uma educação democrática, evidenciando fatos, personagens, movimentos e obras artísticas no campo da resistência e da luta social. Como essas referências podem e devem ser restauradas para contribuir na potencialização das ações no campo social e artístico, nas artes visuais.
No curso é feito uma leitura da História do Brasil, partindo dos princípios e valores da educação democrática de Anísio Teixeira e da alfabetização e conscientização crítica de adultos com o Movimento de Cultura Popular do Recife (MCP), na gestão de Miguel Arraes, quando ele foi prefeito de Recife nos idos de 1961 e do Programa de Nacional Alfabetização (PNA), implementado no governo de Jango, mas que foi abruptamente interrompido a partir de 31 de março de 1964. ?
Com estes pontos de partida, o curso propõe a reflexão para se pensar uma conscientização crítica a partir de uma educação democrática, evidenciando fatos, personagens, movimentos e obras artísticas no campo da resistência e da luta social. Como essas referências podem e devem ser restauradas para contribuir na potencialização das ações no campo social e artístico, nas artes visuais.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Crédito: Acervo Pessoal)
Palestrantes
Traplev
Artista e mestre em artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis. Entre suas últimas exposições tem participação: 2018: Arte, democracia e Utopia curadoria de Moacir dos Anjos, Museu de Arte do Rio, RJ; MitoMotim, curadoria de Júlia Rebouças Galpão Videobrasil, SP.
(Crédito: Acervo Pessoal)
Bibliografia
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011
NUNES, Clarice. Anísio Teixeira. Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
Conjunto Escola Parque, Cadernos do IPAC 8, Coordenação Milena Marinho Rocha, Salvador, IPAC, 2014.
Leon Hirzmann, A Maioria Absoluta, 1964, filme disponível no Youtube.
A Luta do Povo, Renato Tapajós, 1981, filme disponível no Youtube.
Data
16/07/2019 a 18/07/2019
Dias e Horários
Terça, quarta e quinta, 14h às 17h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.
Valores
R$ 4,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 7,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 15,00 - inteira
Inscreva-se agora