Atividades

As relações entre a arte, o cinema e a filosofia através do movimento.

Curso Presencial
A evolução do movimento por meio do drone

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Programa

O curso propõe a observação dos avanços do movimento cinematográfico e a relação do cinema com as artes, trazendo uma reflexão filosófica a partir do conceito do Drone-Olho, além da sua relação com movimentos de câmera e câmera subjetiva que sugere o drone como corpo, trazendo o avanço do movimento.

A partir de alguns dos pensamentos de Dziga Vertov, especificamente o conceito cinematográfico do Cine-Olho, como referencial, foi criado o conceito de Drone-Olho através dos aspectos de movimentos de câmera e câmera subjetiva, que compõem a percepção do drone como corpo e sua relação com a artista, com a finalidade de contribuir ao estudo das inovações tecnológicas ambientadas no universo das artes.

Diante da observação e relação junto ao drone, foi constatada a possibilidade do drone ser um corpo. O drone como um corpo que é a extensão do olhar. Este corpo está mais para a semelhança do corpo de um pássaro, aquele que tem a capacidade de voar, sobretudo uma águia por sua capacidade de olhar. O corpo no cinema foca a câmera-olho, neste estudo ganhou um "corpo drone" saindo do tripé convencional, conquistou mais potência de locomoção. Partindo do pressuposto de que este é um ponto de vista, o da artista, observadora e pesquisadora que pretende emprestar seu ponto de vista para o outro, isto amplia o significado de "câmera subjetiva", ou seja, a artista e observadora em movimento juntamente com o drone integrados no espaço.

O drone, do ponto de vista filosófico, foi deslocado de seu ambiente originário de guerra para as artes, tal deslocamento abre a possibilidade de refletirmos e, para além disso, abrirmos um debate novo no campo da filosofia sobre a possibilidade do drone ser uma linguagem artística performática, questionando sobretudo, a técnica e a episteme do drone em guerra e seu deslocamento para o campo das artes.


 


Programa:

20/01- Cinema e Arte


- Drone-Olho


- Linguagem Cinematográfica


- Movimentos do Drone


- Tabelas -Pensamento Filosófico - Vilém Flusser


21/01 - Pós-cinema

22/01 - O conceito de Drone-olho


- Drone como corpo


- Drone e sua transformação através das Artes



As inscrições podem ser feitas no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.


Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
 

(Foto:Divulgação)


Palestrantes

Patricia Lobo

Patricia Lobo

Artista, cineasta, pesquisadora e professora. Seu primeiro longa-metragem, O Palhaço, Deserto, foi lançado em 2021. Em 2024 lançou seu primeiro documentário, Resistentes. Dirigiu o videoclipe Streets Bloom, do artista Lucas Santtana, em 2017. É formada em Comunicação Social e mestra em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente, dedica-se ao projeto de doutorado em Filosofia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

20/01/2026 a 22/01/2026

Dias e Horários

De 20 a 22/1, terça a quinta, das 14h30 às 17h30 Inscrição - R$60,00 / R$30,00 / R$18,00

Enquanto houver vagas

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

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