A fotografia na arte contemporânea e o terreno da ficção
Voltar para o inícioPrograma
A palestra tem por base a tese "A fotografia na arte contemporânea e o terreno da ficção: Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente" e propõe uma análise sobre as obras de Regina Silveira (Porto Alegre, RS, 1939) e Carlos Fadon Vicente (São Paulo, SP, 1945), realizadas a partir dos anos de 1970, para reflexão e problematização sobre as relações entre fotografia e ficção, na arte contemporânea. Entre os artistas brasileiros que tiveram importante atuação nos anos 1970 no uso da fotografia como elemento de suas obras, ou como fotógrafos, com pesquisas seminais em torno da representação e do debate sobre a visualidade, destacam-se Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente.
A palestra tem por objetivo partir do contexto de produção das obras para trazer à tona os universos dos dois artistas, estabelecendo aproximações, semelhanças, diferenças e contrapontos entre o percurso de cada um, bem como colocar em debate algumas das documentações de época, para contextualizar e enriquecer a reflexão proposta.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: "Nômade (2012), Obra de Regina Silveira)
Palestrantes
Daniela Maura Ribeiro
Mestre em Artes pela ECA-USP e doutora em História Social pela FFLCH-USP, com a tese "A fotografia na arte contemporânea e o terreno da ficção: Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente".
(Foto: Rosa Mir)
Data
21/06/2018 a 21/06/2018
Dias e Horários
Quinta, 19h às 21h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de maio às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.