Mutações
A imaginação do futuro, o futuro da imaginação
Voltar para o início

Programa
O que é que caracteriza o homo sapiens como espécies? De onde vem essa sapiência? Somos sapiens porque somos faber ou porque somos ludens? Isto é: nossa sapiência vem da técnica ou da fantasia e da imaginação, que inclui a fabulação sobre a existência de outras vidas?
O palestrante reflete sobre Paul Valéry ao dizer ter horror a profecias. E segue apontando que uma parte das modernas filosofias da história, causaria a ele horror, pois o futuro parecia ser por elas determinado como uma profecia, que atendia pelo nome de teleologia. Haveria um telos,um objetivo para a história?
O pensamento dos séculos XVIII e XIX, com Kant, Hegel e Marx, ligava o presente ao futuro, guardando a esperança de uma humanidade melhor. No início do século XX, a inquietação frente à tecnologia alimentou tal expectativa esteticamente no Futurismo. E segundo Pedro Duarte, nada disso é mais a nossa situação.
Esta programação integra o ciclo Mutações Constelações Imaginárias, com curadoria de Adauto Novaes.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Marcellus Schnell)
Palestrantes

Pedro Duarte de Andrade
Mestre e doutor (2009) em Filosofia pelo Departamento de Filosofia, PUC-Rio.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/09/2025 a 12/09/2025
Dias e Horários
Sexta, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 12/9.
Enquanto houver vagas.