Atividades

A fome no Brasil hoje

Curso On-Line
A (in)segurança alimentar no Brasil

Voltar para o início A (in)segurança alimentar no Brasil

Programa

Ciclo analisa o alastramento da fome no país que se destaca como um dos maiores produtores mundiais de alimentos, buscando examinar as causas estruturais, o agravamento impulsionado pela pandemia da Covid-19, as soluções políticas e possíveis ações emergenciais de enfrentamento.  
 
13.09: Geografia da fome: desigualdades e políticas compensatórias 
Com Maria Leidiana Mendes de Oliveira
 
14.09: A insegurança alimentar no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil 
Com Daniela Frozi

20.09: Produção de alimentos e fome no Brasil 
Com Danilo Rolim Dias de Aguiar
 
21.09: Ações emergenciais de combate à fome  
Com Júlio Lancelotti, Marx Rodrigues dos Reis e Fabiana Sanches
 
27.09: Desindustrialização e fome no Brasil 
Com Marcio Pochmann


Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Marcio Pochmann

Marcio Pochmann

Economista, pesquisador, professor e político. Foi secretário municipal de São Paulo de 2001 a 2004. Doutor em Ciências Econômicas, é professor titular da Universidade Estadual de Campinas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Leidiana Mendes de Oliveira

Maria Leidiana Mendes de Oliveira

graduada em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, mestre e doutora em Geografia Humana pela USP, com estágio sanduíche na Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne. Atualmente é professora substituta no IFRS.

Daniela Frozi

Daniela Frozi

doutora em Nutrição pela UFRJ com período sanduíche no Observatorio de la Alimentación (ODELA/Universidade de Barcelona). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas de Saúde (Fiocruz Brasília). Foi coordenadora de Comissão Permanente do Direito Humano à Alimentação Adequada (CONSEA nacional 2017-2018).

Danilo Rolim Dias de Aguiar

Danilo Rolim Dias de Aguiar

engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Economia Agrária pela USP e professor titular no Departamento de Economia da UFSCar. Foi visiting scholar nas universidades de Purdue e Califórnia/Davis, professor na UFV e na UNESP, e pesquisador na FEALQ.

Júlio Lancellotti

Júlio Lancellotti

pároco da Igreja São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, coordenador da Pastoral do Povo da Rua. Recentemente completou 35 anos de ordenação.

Marx Rodrigues dos Reis

Marx Rodrigues dos Reis

frei franciscano, graduado em Filosofia pela FAE-Centro Universitário de Curitiba, e em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Atualmente, é diretor-secretário e responsável pela articulação política e eclesial do Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), Coordenador da Frente de Solidariedade para com os Empobrecidos e Animador da Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Província da Imaculada Conceição do Brasil.

Fabiana Sanches

Fabiana Sanches

culinarista, pesquisadora, educadora alimentar.  Atua no Serviço Franciscano de Solidariedade no Departamento de Advocacy para a Defesa de Direitos e Políticas Alimentares. Colabora com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo, o MUDA-SP Movimento Urbano de Agroecologia de SP, Slow Food Brasil, Coletivo Banquetaço.

Data

13/09/2021 a 27/09/2021

Dias e Horários

segundas e terças, das 17h às 19h

Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 9/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Valores

Grátis