Atividades

Bate-papo sobre o livro A inteligência das águas, recém-lançado no Brasil

Curso Presencial
A inteligência das águas: as misteriosas propriedades da água natural

Voltar para o início A inteligência das águas: as misteriosas propriedades da água natural

Programa

O livro The Water Wizard, de Viktor Schauberger, ganha sua primeira edição em português do Brasil com o título A Inteligência das Águas – As misteriosas propriedades da água natural. A obra apresenta uma leitura sistêmica, ecológica e quase anímica da água, compreendendo-a como um organismo vivo, dotado de ritmos, qualidades energéticas e papel central na manutenção da vida e das culturas humanas.

O evento contará com uma mesa redonda, composta de três participantes e mediador, com o tema: A água e a confluência de seus fluxos com os fluxos da sociedade atual.


 


A proposta é promover um diálogo entre ciência, filosofia, saberes tradicionais e vivências territoriais, tendo a água como eixo estruturante das relações ecológicas e sociais. A conversa aborda a crescente dissociação entre os fluxos naturais e os sistemas econômicos e urbanos, seus impactos sobre territórios e populações, e a necessidade de novos paradigmas de relação com a água, integrando perspectivas ecológicas, sociais e culturais. Também são discutidas a dinâmica vital da água em seus fluxos naturais e soluções alinhadas aos seus processos para manejo, armazenamento e distribuição.


 


O encontro encerra com perguntas do público.


 


As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.


 


Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.


 


O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.


 


Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias


O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br


 

Palestrantes

Aílton Krenak

Aílton Krenak


uma das principais lideranças indígenas do Brasil, pertencente ao povo Krenak. Participou da fundação da União das Nações Indígenas e teve papel importante na articulação da Aliança dos Povos da Floresta. É escritor, pensador e defensor dos direitos dos povos indígenas e do meio ambiente. Autor de obras fundamentais, como Ideias para adiar o fim do mundo, A vida não é útil e Futuro ancestral, é membro da Academia Brasileira de Letras e Doutor Honoris Causa por diversas universidades. Sua reflexão propõe uma educação voltada à convivência e à defesa da vida na Terra
(Foto: Alexandre de Moraes)


Bruno Salerno

Bruno Salerno

programador do CPF Sesc, membro-fundador do Corredor Ecológico Urbano do Butantã e integrante do Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz do Butantã (Cades Butantã). Trabalhou como editor de livros e revistas e adaptou duas obras de Shakespeare para quadrinhos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Felipe Figueira

Felipe Figueira


idealizador, tradutor e coordenador do projeto de publicação da obra A inteligência das águas no Brasil, engenheiro ambiental e tradutor pós-graduado. Atua na interface entre água, ecologia, linguagem e cultura.
(Foto: Acervo pessoal)


Pissielly Sarrlorrer

Pissielly Sarrlorrer

mulher preta trans, política, estudante de serviço social, palestrante sobre racismo, fim do encerramento em massa, vivências trans e racismo ambiental.
(Foto: Acervo pessoal)

Data

28/05/2026 a 28/05/2026

Dias e Horários

Dia 28/5, quinta,
das 19h às 21h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis