Atividades

Arthur Bispo do Rosário: loucura, arte e patrimônio cultural

A invenção de Arthur Bispo do Rosário

Voltar para o início A invenção de Arthur Bispo do Rosário

Programa

A trajetória de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) será apresentada e problematizada por meio de uma análise enunciativa, mostrando a maneira como a personagem se delineia de diferentes formas, conforme o olhar de quem a apreende, de quem a toma e a institui como objeto.

Loucura, arte e patrimônio cultural entrelaçam-se para compor a capacidade artística e a genialidade de um sujeito tido como único, que engendraria em suas criações todas as referências da arte contemporânea. Bispo não é o produtor central destes acontecimentos, mas sim o resultado da batalha discursiva aqui discutida.

A palestra busca evidenciar que não existe um único Bispo anterior às tramas discursivas que buscam representá-lo, um sujeito fundante, um ponto de partida que inauguraria seus gestos e palavras. O que existe são diferentes Bispos, produzidos pelos discursos que o apreenderam. Para isso, estudos acadêmicos, documentos institucionais, entrevistas, poemas, sambas-enredo, fotografias, reportagens, inventários, peças de teatro, bem como suas obras, hoje tidas como arte, são tomadas como monumentos que procuram dizer quem foi Arthur Bispo do Rosário.

O olhar que norteia a palestra é direcionado pelas noções foucautianas de práticas discursivas e não discursivas, sujeito, enunciado e invenção de si, além de outros conceitos como enquadramento da memória e monumentalização, e seus resultados apresentam-se em cinco partes, as quais tentam dar conta da intriga proposta: o período anterior à internação, sua vivência na Colônia Juliano Moreira (RJ), sua versão de si, sua incursão pelo mundo das artes plásticas e sua monumentalização.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Domínio Público)

Palestrantes

Viviane Trindade Borges

Viviane Trindade Borges

Doutora em História pelo PPG em História da UFRGS, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Professora Associada da UDESC. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

29/01/2020 a 29/01/2020

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 20 de dezembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis