Curso Presencial
A ligação mente e corpo na saúde do cérebro
Voltar para o início

Programa
Em uma era de aumento do número de anos vividos e de idosos no país, o número de casos de demência por doença de Alzheimer tem aumentado. Essa doença ataca o cérebro, afeta a memória, atenção, planejamento de tarefas, independência e qualidade de vida. Além disso, afeta também os familiares do paciente e o sistema de saúde. Para o desenvolvimento da demência existem alguns fatores de risco, e alguns deles são modificáveis. O combate ao sedentarismo, por exemplo, pode ter um impacto expressivo na alteração da trajetória clínica de idosos.
A prática de exercícios físicos, ou o simples aumento do nível de atividade física, estão relacionados a diminuição do risco de desenvolver demência. Isso porque mexer-se fortalece o corpo, promovendo independência funcional, e atuando na melhora da saúde do cérebro, estimulando a memória e a cognição. A musculação tem se mostrado uma forte aliada a promoção integral da saúde do idoso. Ela é uma ferramenta não farmacológica, de fácil acesso e econômica que estimula, a partir da contração muscular, a plasticidade cerebral e age contra a neurodegeneração gerada pela demência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Matheus José Maria)
Palestrantes

Isadora Cristina Ribeiro
Graduada em Educação Física, especialista em exercício físico para terceira idade, em fisiologia do exercício e em neuroimagem, Mestre em Gerontologia e Doutora em Neurociência. Atualmente faz pós-doutorado na faculdade de ciências médicas da UNICAMP, investigando alterações de neuroimagem e biomarcadores plasmáticos da doença de Alzheimer.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ítalo Karmann Aventurato
Médico pela Universidade Federal de São Paulo com residência em Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas, tendo se especializado em Neurologia Cognitiva e Comportamental. Atualmente está em seu último ano de doutorado em ciências médicas, onde estuda cognição e neuroimagem, além de aplicações de técnicas de inteligência artificial.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
29/05/2025 a 29/05/2025
Dias e Horários
Quinta, 19h às 21h.
Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 29/5.
Enquanto houver vagas.