Em Debate - Leitura e Letramento
A literatura, segundo a paixão
Voltar para o início

Programa
Neste encontro, a literatura ocupa o centro da conversa e é eixo para pensar a paixão pelas artes das palavras.
Prática, pesquisa, criação, edição, publicação são temas que atravessam essa palestra que parte da ideia de que, a despeito das novas tecnologias e modos de interação social digitais, inteligência artificial e outras ferramentas que desconectam parcialmente o sujeito de sua expressão singular, a literatura segue sendo artesania, processo de autoria, atividade para a coletividade, paixão e dedicação.
Na contramão da tendência atual de suprimir e diminuir a singularidade do sujeito, proposta por ferramentas de escrita como chat gpt, a literatura parte da paixão e vive da dedicação de sujeitos, tanto autores quanto leitores reais.
Ela ainda depende completamente da inteligência humana, da sensibilidade pessoal, das relações textuais e de contexto histórico-social, bem como de processos de criação analógicos. Mesmo que afetada pelas traquitanas artificiais, é artesanato da palavra, expressão da singularidade e, portanto, não pode ser criada por ações não-humanas, sem a sensibilidade de autoras(es).
A escritora pernambucana Cida Pedrosa, em prefácio ao livro "o céu é no sexto andar", escrito por outro poeta recifense, Miró, escreveu assim: "Um poeta não é só um poeta, é um descuido de Deus!" Referia-se, então, de maneira poética, à existência de criadores que, tal qual Miró, atuaram e atuam na literatura mais por um movimento interno de paixão e dedicação do que por outro impulso, seja mecânico, seja mercadológico.
Nessa instância em que a literatura conversa com nossas paixões e exala tons de nossas subjetividades, nesta camada profunda e poética, a artesania é a senhora das palavras. E isso posto, que venham muitas engenhocas e novas tecnologias, pois que a autoria é obra da paixão, arte e artesania, é criação.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Alan Fujito)
Palestrantes

Natália Nolli Sasso
Autora dos livros "Ninfas do Tietê; sexo estranho com desconhecidos em lugares impróprios" e "vírus do beijo". É editora no Selo Libertária e criadora do laboratório Livro de Vênus e do sarau Levante. Além de escritora, atua como performer e produtora cultural, e é ex-curadora de artes. Paulista, graduada em Jornalismo, é mestra em Artes.
(Foto: Alan Fujito)
Data
09/10/2025 a 09/10/2025
Dias e Horários
Quinta, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 9/10.
Enquanto houver vagas.