Curso Presencial
A música de Villa-Lobos na Semana de 22: o que se ouviu e o que não se ouviu
Voltar para o início
Programa
A música que o público ouviu nos três dias que compuseram a Semana de Arte Moderna em fevereiro de 1922 foi quase que exclusivamente de Heitor Villa-Lobos.
O compositor carioca, prestes a completar 35 anos, apresentava-se pela primeira vez em São Paulo e fez uma seleção de sua produção camerística para mostrar ao público paulista. O que motivou suas escolhas? O que Villa-Lobos mostrou e o que preferiu deixar de fora do evento?
O encontro procura discutir essas questões a partir de obras que Villa-Lobos já havia composto até 1922, incluindo obras apresentadas e também não apresentadas durante a Semana de Arte Moderna.
Repertório: obras para piano solo, canto e piano e violão solo
Obs: Saiba o que fazer no Sesc neste período de retomada das atividades presenciais aqui.
Desde o dia 1/12, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19 (2 doses da vacina ou dose única) para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.
Poderá ser apresentado:
• Comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação;
• Comprovante de vacinação impresso ou digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 5/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes
Camila Frésca
Jornalista e pesquisadora especializada em música clássica. Pós-doutoranda em Literatura Brasileira pelo IEB-USP, é doutora e mestra em musicologia pela ECA-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Karin Fernandes
Especialista no repertório contemporâneo, tendo gravado e executado várias obras em primeira audição. Além da carreira como solista, é integrante do Trio Puelli há 10 anos e professora de Piano Erudito, Laboratório de Música Contemporânea e Música de Câmara na EMESP - Tom Joim.
(Foto: Acervo Pessoal)
Henrique Carvalho
Cursa bacharelado em violão pela Universidade de São Paulo (USP), Edelton Gloeden. Além disso, foi bolsista do Cultura Artistica, tendo aulas com Fábio Zanon. Estreou obras de João Luiz e Sérgio Assad, dedicadas a ela. Foi selecionado para fazer parte do programa inaugural da Guitar Foundation of America Mentorship Program (USA), onde estuda com Benjamin Verdery.
(Foto: Acervo Pessoal)
Caroline De Comi
Uma das mais versáteis cantoras líricas brasileiras da nova geração. Dentre seus trabalhos mais recentes está Rainha da Noite, na ópera A Flauta Mágica de W. A. Mozart, no Teatro Municipal de Santiago do Chile e Marzelline, na ópera Fidelio de Beethoven, no Teatro Municipal de São Paulo. Desde 2019 integra o Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/01/2022 a 22/01/2022
Dias e Horários
Sábado, 16h às 17h30.
Curso Presencial.
Inscrições a partir das 14h do dia 5/1, até o dia 21/1.
Enquanto houver vagas.