A música e a dança popular na aprendizagem das artes cênicas
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A palestra-espetáculo é um desdobramento da tese de doutorado na área de Pedagogia do Teatro, na linha de pesquisa Teatro e Educação, Jogos rapsódicos: a música e a dança popular na aprendizagem das Artes Cênicas, defendida e aprovada em 2016 na ECA/USP. A palestra apresenta uma abordagem interdisciplinar de criação e educação artística e estética que integra a música, a dança, a cultura popular e a Pedagogia das Artes Cênicas.
O ator-palestrante faz um retorno às fontes e tradições afro-brasileiras, luso-ibéricas e ameríndias, mostra ao público algumas músicas e danças populares usadas no método de preparação de atores/atrizes chamado "Jogos rapsódicos de aprendizagem das Artes Cênicas".
Em resumo, o jogo rapsódico é uma "brincantoria", neologismo, amálgama de brincadeira e cantoria, com dança popular, música vocal/canto e instrumental, narrativas, histórias e rapsódias, brinquedo rítmico-corporal cantado, tocado, dançado, narrado, dramatizado, "descrevivido", descrito com vida, de forma vívida, com cocos, cirandas, sambas e cantigas de roda.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: Jean Paz)
Palestrantes

Luiz Carlos Laranjeiras
Ator, dramaturgo, diretor teatral, cenógrafo, diretor musical, compositor, mestre em filosofia e doutor em artes cênicas pela ECA/USP.
(Foto: Cristiano Russo)
Bibliografia
ANDRADE, Mário Raul Moraes de. (1893-1945). Dicionário musical brasileiro. Coordenação Oneyda Alvarenga e Flávia Camargo Toni. Belo Horizonte. Itatiaia. Brasília. MEC. São Paulo. IEB USP. Editora da Universidade de São Paulo. 1989.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo. Brasiliense. 2012; Obras escolhidas, volume 1.
______ Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo. Ed. 34. 2002.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens; o jogo como elemento da cultura. Tradução João Paulo Monteiro. São Paulo. Perspectiva. 2012.
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo. Perspectiva. 1998.
KOUDELA. Ingrid Dormien, ALMEIDA JÚNIOR, José Simões de. Organização. Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo. Perspectiva: SP Escola de Teatro. 2015.
NOVAES, Íris Costa. Brincando de roda. Rio de Janeiro. Agir. 1983.
PIRES, Cornélio. Sambas e cateretês. Itu/SP. Ottoni Editora. 2004.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Pirlimpsiquice. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1991.
Data
30/03/2017 a 30/03/2017
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de fevereiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.