Atividades

A música representando a memória do povo judeu

Curso On-Line
A Música Judaica Através da História

Voltar para o início A Música Judaica Através da História

Programa

Desde o tempo do Rei Davi o povo judeu sempre cantou. E é nesse cancioneiro datado de tantos séculos que encontramos os sentimentos dos judeus, nas canções que refletem o dia a dia de sua vida, produzido em diferentes momentos da história, em diferentes espaços e em diferentes condições políticas. A música representa a identidade de uma cultura e o reflexo sociopolítico de uma era. Em três aulas online, será feito um recorte através da história judaica desde a Antiguidade, com a música litúrgica, passando pela Idade Média (região de Sefarad - Espanha Judaica), com o canto ladino, do chassidismo até a modernidade, terminando no século XX com a "destruição e a reconstrução da vida judaica": do nazismo à criação do Estado de Israel, sempre apresentando a música (transliterada e traduzida) contextualizando o período histórico.


Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

 

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

 

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

 

*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

 

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Fortuna

Fortuna

Cantora e compositora.

(Foto: Acervo Pessoal)

Silvia Rosa Nossek Lerner

Silvia Rosa Nossek Lerner

Mestra em Psicanálise, Sociedade e Cultura. Autora dos livros "Liberdade de escolher como morrer: resistência armada de judeus no Holocausto" (Ed. Imprimatur) e "A Música como memória de um drama: o Holocausto" (Ed. Garamond).

Data

17/03/2022 a 24/03/2022

Dias e Horários

Segundas e quintas, das 19h às 21h

Curso On-Line

Inscrições a partir das 14h do dia 23/2, até o dia 15/3.

Enquanto houver vagas.

Local

Valores

Grátis