Mutações
A palo seco: crueza e crueldade na escrita de João Cabral
Voltar para o início
Programa
Podem a crueza e a crueldade ser um caminho para a reconstrução da sensibilidade? Não seria através da restrição, da contenção e da subtração que algumas das estratégias construtivas mais importantes da literatura brasileira foram desenvolvidas?
Essas questões nos levam a repensar algumas estratégias maiores do modernismo brasileiro, em especial aquelas que encontramos na escrita de João Cabral de Melo Neto. A palestra discute principalmente o poema "A palo seco" como um capítulo fundamental para a compreensão das tentativas de construção estética de um povo entre nós. Construção essa que passa por uma reconfiguração da sensibilidade que se serve da crueza e da crueldade da língua.
Como se a violência que a língua impõe a si mesma em seus momentos de criação pudesse fazer parar, nem que seja por um momento, o apagamento do espaço, a imposição de uma sensibilidade unidimensional. Nesses momentos, e talvez haja algo na experiência nacional que só se explicite nesses momento, a poesia pode mostrar a possibilidade de um outro regime de relação.
Um regime no qual seria possível dizer, como Paul Celan: "Onde há gelo, há frieza para dois / Para dois: assim eu te deixei aproximar".
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Marcellus Schnell)
Palestrantes
Vladimir Safatle
Doutor em Lieux et transformations de la philosophie - Université de Paris VIII (2002). Atualmente é professor titular do Departamento de Filosofia da USP. É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
06/09/2024 a 06/09/2024
Dias e Horários
Sexta, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 6/9.
Enquanto houver vagas.