Atividades

Da contracultura dos anos 1960 ao New Age e World Music

Curso Presencial
A Presença da Cultura Indiana no Cenário Musical Brasileiro

Voltar para o início A Presença da Cultura Indiana no Cenário Musical Brasileiro

Programa

A presente palestra tem por finalidade mapear e compreender o sentido histórico da presença da cultura indiana no cenário musical brasileiro, do período da contracultura até o início dos anos 2000 na era da globalização.

Durante a segunda metade do século XX, a busca pelo Oriente no Ocidente se configurou de forma ainda mais ampla e contraditória, ora sendo materializada por encontros ora por desencontros em meio ao avanço da sociedade pós-moderna.

Diante disso, na contracultura brasileira houve também um interesse maior pela cultura indiana como uma das frentes disruptivas em relação à faceta sórdida da racionalidade capitalista ocidental, bem como acerca das mazelas da ditadura civil-militar do Brasil.

No âmbito da música, a cultura indiana foi explorada tendo em vista a efervescência dos anseios utópicos, a fim de abrir espaços para experimentalismos formais e timbrísticos. Posteriormente, perante a expansão da mundialização da cultura na globalização, por um lado essa busca pelo Oriente (e, obviamente, pela cultura indiana) foi sistematizada como segmento de mercado, especialmente aqueles vinculados à New Age e à World Music, e por outro lado, foi também matéria-prima para as inventividades da música universal.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Universidad Nacional de La Plata)

Palestrantes

Nívea Lins

Nívea Lins

Doutora pela UNESP, campus de Franca. Integra o Grupo de Estudos Culturais da UNESP-Franca, é cantora, compositora e leciona História no Ensino Básico da rede pública do Estado de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/06/2023 a 21/06/2023

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 21/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora