A produção independente na TV: o caso DocTV
Voltar para o início
Programa
Estudo da produção independente de documentários na televisão brasileira a partir do Programa DocTV, programa do governo federal (2003-2010), que teve como meta fomentar a produção de documentários nas 27 unidades federativas do Brasil e exibi-los em cadeia nacional através da rede pública de televisão. Esse caráter da regionalização da produção é raro na relação entre televisão e produção independente no Brasil, tornando-se oportunidade singular para se analisar o efeito que a descentralização pode provocar na produção audiovisual do país, no que se refere às categorias temáticas e às características estilísticas dos documentários produzidos.
O curso discute, ainda, o papel da TV pública no Brasil e a vulnerabilidade de programas instituídos na esfera pública, sujeitos a descontinuidade por governos que se sucedem. Serão usados trechos de filmes como exemplificação.
30 vagas.
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Karla Holanda
Professora do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, no curso de cinema e na pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens. Mestre em Multimeios (Unicamp) e doutora em Comunicação (UFF), é autora do livro "Documentário nordestino: mapeamento, história e análise" (Annablume, 2008). Como cineasta, dirigiu vários filmes, destacando-se Vestígio (2002), Riso das Flores (2004) e o recente Kátia (2012).
Bibliografia
CAETANO, Maria do Rosário (org.). DocTV: operação de rede. São Paulo: Instituto Cinema em Transe, 2011.
FRANÇA, Andréa. Terras e fronteiras no cinema político contemporâneo. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2003.
HOLANDA, Karla. Documentário brasileiro contemporâneo e a micro-história. Revista Devires, vol. 2, no. 1, p. 86-101. Belo Horizonte, jan-dez, 2004.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o Real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
MATTOS, Carlos Alberto. Um dia no mosteiro. Publicado em 13/09/2008 e disponível em http://oglobo.globo.com/blogs/docblog/post.asp?cod_post=126085. Acessado em 14 de setembro de 2008.
MENDEL, Toby; SALOMON, Eve. O ambiente regulatório para a radiodifusão: uma pesquisa de melhores práticas para os atores-chave brasileiros. Brasília, Unesco, Debates CI, no. 7, 2011.
RAMOS, Fernão. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Ed. Senac, 2008.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart; SACRAMENTO, Igor; ROXO, Marco (orgs). História da televisão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.
SHOHAT, Ella e STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo, ed. Cosac, 2006.
VALENTE, Jonas. Sistema Público de Comunicação do Brasil. In: Sistemas públicos de comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009.
Data
11/09/2013 a 12/09/2013
Dias e Horários
Quarta e Quinta, 14h às 18h.