Atividades

Como se concebeu o processo valorização da obra de Debret, tido como um dos mais importantes pintores da arte brasileira do século XIX?

A redescoberta de Debret no Brasil modernista

Voltar para o início A redescoberta de Debret no Brasil modernista

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.


 


Jean-Baptiste Debret (1768-1848) é certamente um dos mais conhecidos pintores do século XIX entre nós – mais isso não foi sempre assim. Certamente é fácil dizermos, hoje em dia, que sua fama se deve à enorme coleção de imagens que criou sobre a sociedade brasileira oitocentista, muitas delas presentes no livro Voyage Pittoresque et Historique au Brésil, publicado na França entre os anos de 1834 e 1839. Porém, demorou para que suas imagens fossem valorizadas ou mesmo conhecidas entre nós.


Isso começaria a mudar apenas no começo do século XX. Uma série de iniciativas trariam Debret de volta à cultura brasileira, em um movimento de redescobertas que culminou com a publicação do seu livro no Brasil. Traduzido pelo crítico modernista Sérgio Milliet, Viagem pitoresca e histórica ao Brasil foi lançado em 1940 pela Livraria Martins, na coleção Biblioteca Histórica Brasileira, e desde então Debret não foi mais esquecido pelo público.


No livro A redescoberta de Debret no Brasil modernista o autor busca apontar os acontecimentos mais significativos que antecederam a publicação de Debret por aqui, e que ajudaram a fazer dele, um artista francês redescoberto e, após isso, um dos mais importantes pintores da arte brasileira do século XIX. Nesta palestra será apresentado tanto os resultados da pesquisa quanto os caminhos trilhados para sua concretização.

Palestrantes

Anderson Ricardo Trevisan

Anderson Ricardo Trevisan

Doutor em Sociologia pela USP e pós-doutor pela mesma universidade. É professor de Sociologia no departamento de Sociologia e Antropologia da UNESP (Marília). É autor do livro A redescoberta de Debret no Brasil modernista.

 

Data

14/01/2016 a 14/01/2016

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora