Atividades

Lançamento da publicação da pesquisa - A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia - o lugar da cultura

Curso Presencial
A reinvenção da vida e da saúde

Voltar para o início A reinvenção da vida e da saúde

Programa

Este projeto de parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc SP e o Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP teve o intuito de entender o impacto das ações promovidas pelo Sesc para a produção de saúde, compreendendo que essas ações, envolvem não apenas as iniciativas dos profissionais da saúde, como também as práticas esportivas, artísticas e culturais realizadas nos espaços de convívio da instituição.

Durante a elaboração da proposta de investigação, os pesquisadores envolvidos se depararam com o acontecimento pandêmico que privou todas as pessoas da possibilidade de convivência, experimentações e trocas presenciais.

Com a mediação de alguns artistas, foi proposto um "questionário online", como uma trilha reflexiva, onde os participantes puderam compartilhar suas experiências, preocupações com a saúde e estratégias de reinvenção da vida cotidiana, depois de um longo período vivendo sob a pandemia, com uma atenção especial ao lugar da cultura e do mundo digital, assim como as possíveis contribuições do Sesc neste processo.

Nesta publicação, os leitores encontrarão um resumo dos resultados de uma experiência complexa e sensível de produção de dados, além de entrar em contato com processos de inovações metodológicas e análises que produzem um testemunho dos padecimentos e invenções da experiência pandêmica que atravessamos todos nós, culminando com uma produção de dados sobre a vida ativa, desejante e imaginativa na pandemia.

Com: Ricardo Rodrigues Teixeira, Rogério da Costa e Sabrina Ferigato.
Mediação: Adriana Couto.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Rogério da Costa

Rogério da Costa

Professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Coordenador do Laboratório de Inteligência Coletiva - LInC. Graduado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e doutorado em História da Filosofia - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne).
(Foto: Acervo Pessoal)

Adriana Couto

Adriana Couto

Apresentadora e repórter do Metrópolis da TV Cultura
(Foto: Acervo Pessoal)

Ricardo Rodrigues Teixeira

Ricardo Rodrigues Teixeira

Médico sanitarista, graduado pela UFRJ, doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP, professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, coordenador da Diretoria Saúde Mental e Bem-Estar Social da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sabrina Ferigato

Sabrina Ferigato

Terapeuta ocupacional, doutorada em Saúde Coletiva pela Unicamp e pós-doutorada em Saúde Coletiva pela USP. Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, credenciada junto aos Programa de pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar e ao programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Unicamp. Coordenadora da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental da UFSCar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

14/02/2023 a 14/02/2023

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 13/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora