Atividades

Apresentação dos resultados da pesquisa: A reinvenção de vida e da saúde em tempos de pandemia - o lugar da cultura

Curso Presencial
A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia - o lugar da cultura

Voltar para o início A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia - o lugar da cultura

Programa

O Sesc São Paulo convida para a apresentação dos resultados da pesquisa "A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia - o lugar da cultura", realizada por seu Centro de Pesquisa e Formação em parceria com a Faculdade de Medicina da USP. A ação acontecerá presencialmente no dia 7 de abril às 19h, no teatro do Sesc Vila Mariana.

Trata-se de uma investigação sobre os impactos da pandemia na vida e na saúde das pessoas e sobre as estratégias desenvolvidas para o enfrentamento desses impactos. A hipótese básica é de que as "práticas e atividades culturais" e os "meios digitais" tiveram um papel primordial nas estratégias de reinvenção da vida e da saúde e de refazimento do comum.

Por um lado, a partir de uma concepção ampliada de saúde e, por conseguinte, de um "diagnóstico de saúde" ampliado, conduziu-se um mapeamento abrangente dos padecimentos dessa pandemia, das afecções inevitavelmente sofridas por força dos acontecimentos que se impuseram a todos, seja como problemas de saúde física e/ou mental, seja como afetos tristes e/ou outras emoções e sentimentos negativos (ou não), seja como impactos na vida prática (cotidiana e financeira), seja como impactos na vida social (relacionamentos). Por outro lado, realizou-se um levantamento, o mais fino e abrangente possível, das mudanças ocorridas em diversos hábitos do cotidiano: dos hábitos de cuidado com o corpo, a aparência e a saúde, aos hábitos digitais e de uso do tempo livre, culminando com um inquérito sobre a vida ativa, desejante e imaginativa na pandemia.

Para acessar essas vivências, optou-se por utilizar como instrumento de produção de dados um questionário online (QOL) quanti-qualitativo. E para contornar algumas das limitações inerentes a este instrumento de pesquisa, buscamos construir um questionário que fosse também uma "atividade cultural". Um questionário com elementos que o tornassem não apenas atrativo, mas cujo ato de respondê-lo tivesse um "valor de uso" imediato para o respondente.

Evidentemente, os resultados fundamentais dessa investigação são aqueles relacionados aos conhecimentos produzidos a partir da significativa base de dados estruturados e textuais constituídos nesse levantamento e que são de duas ordens principais: em primeiro lugar, essa pesquisa representa um importante testemunho desse acontecimento histórico, documentando e sistematizando aspectos dessa vivência coletiva de vulnerabilização da vida e de produção de resistência; além disso, as análises dos dados obtidos nos fornecem pistas importantes sobre as reinvenções da vida em contextos de suspensão de sua "normalidade", bem como a participação das práticas culturais nessas reinvenções.

Sobre o evento:
O evento de apresentação dos principais resultados acontecerá no teatro do Sesc Vila Mariana (R. Pelotas, 141 - Vila Mariana, São Paulo) no dia 7 de abril, às 19h.  A ação contará com a participação especial dos artistas que acompanharam o questionário da pesquisa, prevendo uma imersão em uma experiência cultural, com música, debate, reflexão e ciência.

Participantes:
Ricardo Rodrigues Teixeira - médico sanitarista, professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.
Rogério da Costa Santos - filósofo, professor e vice coordenador do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC/SP.
Sabrina Ferigato - terapeuta ocupacional, doutora em Saúde Coletiva e Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Ufscar.
Giovanna Togashi - mestre e doutora em Ciências pela USP e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
Jair de Souza Moreira Júnior - mestre e doutor em Ciências pela FOUSP e pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Participação especial:
Adriana Couto - Apresentadora e repórter do Metrópolis da TV Cultura.
Rael - Cantor e compositor brasileiro.
Rita Von Hunty - Drag Queen, youtuber e professora.

 

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

 

- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

 

-Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).

 

*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.

 

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

 


Distribuição de ingressos on-line: a partir de 1/4, sexta, às 14h

Distribuição de ingressos presencial: a partir de 1/4, sexta, às 17h


 

** A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

 

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Jair de Souza Moreira Junior

Jair de Souza Moreira Junior

Cirurgião dentista, especialista em Odontopediatria, mestre e doutor pelo Programa de Ciências, na área de concentração de Saúde Coletiva da FOUSP. Cursou MBA na área de Gestão Estratégica de Pessoas (DHG). Tem experiência de aproximadamente 18 anos na área de gestão em saúde como assessor da Gerência de Saúde e Odontologia do Sesc SP e nos últimos 5 anos, atua como pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Adriana Couto

Adriana Couto

Apresentadora e repórter do Metrópolis da TV Cultura
(Foto: Acervo Pessoal)

Ricardo Rodrigues Teixeira

Ricardo Rodrigues Teixeira

Médico sanitarista, professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenador da Diretoria Saúde Mental e Bem-Estar Social da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialista em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sabrina Ferigato

Sabrina Ferigato

Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Graduada em Terapia Ocupacional, com aprimoramento em Saúde Mental pela Unicamp, Mestrado em Filosofia Social - PUC-Camp, doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP). Credenciada junto aos Programa de pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar e ao programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rita Von Hunty

Rita Von Hunty

Persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. Com formação em Artes Cênicas pela UNIRIO e Língua e Literatura Inglesa pela USP, Rita discute com seu público temas econômicos, políticos e sociais. Tem atuado no cinema, no teatro, na TV e no Youtube com o canal Tempero Drag. É colunista na revista Carta Capital.
(Foto: Kaique Telles)

Giovanna Togashi

Giovanna Togashi

Coordenadora de programação cultural do Sesc 14 Bis. Mestre e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rogério da Costa Santos

Rogério da Costa Santos

Professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Vice Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Coordenador do Laboratório de Inteligência Coletiva - LInC. Graduado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em História da Filosofia - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1998).
(Foto: Acervo Pessoal)

Rael

Rael

Cantor e compositor brasileiro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

07/04/2022 a 07/04/2022

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Presencial.

Retirada de ingressos nas bilheterias das unidades e no Portal do Sesc São Paulo a partir de 1/4, sexta-feira

Distribuição de ingressos on-line: a partir das 14h.

Distribuição de ingressos presencial: a partir

Local

Teatro do Sesc Vila Mariana.
Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo.

Valores

Grátis