Atividades

Ciclo de encontros que pretendem discutir os resultados da pesquisa: "A reinvenção da vida e da saúde em temos de pandemia - o lugar da cultura

Curso Presencial
A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia - o lugar da cultura II

Voltar para o início A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia - o lugar da cultura II

Programa

Ciclo de encontros que pretendem discutir os resultados da pesquisa: "A reinvenção da vida e da saúde em temos de pandemia - o lugar da cultura", explorando o conceito de produção de saúde e as possibilidades de se pensar esse processo, reconhecendo as fronteiras e intersecções entre saúde, arte e cultura como um território híbrido e habitado por conhecimentos e práticas singulares para o bem-estar e a reinvenção da vida no mundo contemporâneo.

A pesquisa foi finalizada este ano e nasceu de uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (CPF) e o Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Programa:

6/9
Cartografia do páthos: os impactos da pandemia na saúde
Debate sobre os impactos da pandemia na saúde apresentados a partir do recorte da pesquisa, em diálogo com outras pesquisas e estudos realizados com outras populações específicas.
Professores convidados:
- Lumena Furtado (UNIFESP);
- Deivison Faustino (UNIFESP);
- Cris Lopes (Instituto de Saúde SES-SP/Cidadãos Cantantes).
Mediador: Ricardo Rodrigues Teixeira (USP).

13/9
Produção de saúde e reinvenção da vida em contexto de pandemia
Apresentação do desenho e sinopse da pesquisa, e comentários dos convidados sobre o conceito de produção de saúde, expandindo o objeto em debate em sua  relação com a produção de vida e de mundos.
Professores convidados:
- Emerson Merhy (UFRJ);
- Érika Inforsato (USP);
- Ana Teixeira (Artista Visual);
Mediador: Ricardo Rodrigues Teixeira (USP).

20/9
Sonhar, despertar e imaginar em tempos de pandemia
Debate voltado para discussão do papel da imaginação no contexto atual e assim como do sonho, tanto em sua acepção onírica, quanto em suas possibilidades de construção de perspectivas futuras para a reinvenção da vida.
Professores convidados:
- Christine Greiner (PUC/SP);
- Mirian Débieux Rosa (Instituto de psicologia/USP) - sonhos em tempos de pandemia;
- Putira Sacuena (coordenadora do Fórum Povos da Rede Unida/ Bioantropóloga) - sonhos e estratégias de enfrentamento à pandemia nas comunidades indígenas.
Mediadora: Sabrina Ferigato (UFSCar).

27/9
O lugar da cultura na reinvenção da vida.
Apresentação dos levantamentos da pesquisa sobre o(s) lugar(es) da cultura na pandemia e diálogos com outras produções culturais em contextos de crise.
Professores convidados:
- Carla Regina Silva (UFSCar);
- Alexis Minolopoulos (USP);
- Luciano Gomes (UFPB).
Mediador: Rogério da Costa (PUC/SP).

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Carla Regina Silva)

Palestrantes

Ana Teixeira

Ana Teixeira

Artista, formada pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP e mestra em Poéticas Visuais pela mesma Universidade. Seu trabalho transita por diferentes meios, com interesse particular pelo desenho e pela arte participativa, tendo a literatura e o cinema como suas principais referências. Nos últimos anos participou de exposições e residências em diferentes partes do mundo. Ministra cursos sobre arte contemporânea e foi professora convidada da UNICAMP em 2013. Publicou os livros: Para que algo aconteça (2018), uma compilação de vinte anos de seu trabalho, com textos críticos de curadores e historiadores da arte; Minhas duas avós (infantil,2017); Cala a boca já morreu! Leitura e coleta de Textos. Silenciamento feminino no acervo da Biblioteca Mário de Andrade (2021). Vive entre Colônia, na Alemanha, e São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Christine Greiner

Christine Greiner

Professora livre-docente da PUC-SP. Ensina no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e na graduação em Artes do Corpo. Tem vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, sobre estudos do corpo, cultura japonesa, arte contemporânea e políticas para a vida. Atualmente pesquisa as chamadas cripistemologias e as políticas de resistência de corpos singulares.
(Foto: Acervo Pessoal)

Miriam Debieux Rosa

Miriam Debieux Rosa

Psicanalista, Professora Titular do Instituto de Psicologia da USP. Coordena o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) e o Grupo Veredas: psicanálise e imigração. Pró-Reitora Adjunta para Inclusão e Pertencimento da Universidade de São Paulo (2022/26). Pesquisadora do CNPq, com o projeto Violências e a política dos afetos: o adolescente e o imigrante. Pós-Doutorado pela Université Paris Diderot, Paris 7, França (CNPq, 2015/2016), na temática de violência e imigração. Publicou artigos e livros destacando-se Histórias que não se contam: psicanálise com crianças e adolescentes (2010, Ed. Casa do Psicólogo) e A clínica psicanalítica face ao sofrimento sócio-político (Ed. Escuta/Fapesp, 2016, prêmio Jabuti, em 2017); é uma das organizadoras, entre outros, dos livros: As escritas do ódio: psicanálise e política. (2017, Escuta/Fapesp) e Violência e psicanálise: atualizações e intersaberes (2021, on-line Ed. IPUSP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Ricardo Rodrigues Teixeira

Ricardo Rodrigues Teixeira

Professor Doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenador da diretoria Saúde Mental e Bem-Estar Social da pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985); mestrado (1993) e doutorado (2003) em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; especialista (1995) em Gestão de Processos Comunicacionais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sabrina Ferigato

Sabrina Ferigato

Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Graduada em Terapia Ocupacional (PUC-Campinas 2003), com aprimoramento em Saúde Mental pela UNICAMP (2004), Mestrado em Filosofia Social - PUC-Camp (2006); Doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP). Credenciada junto aos Programa de pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCAR e ao programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da UNICAMP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rogério da Costa Santos

Rogério da Costa Santos

Professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Vice Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Coordenador do Laboratório de Inteligência Coletiva - LInC. Graduado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em História da Filosofia - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1998).
(Foto: Acervo Pessoal)

Alexis Milonopoulos

Alexis Milonopoulos

Cientista cosmopolítico, artista, curador, desaprendedor profissional, banqueteiro e farofeiro. Além disso, atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
(Foto: Vivian Belloto)

Carla Regina Silva

Carla Regina Silva

Terapeuta ocupacional, Mestre e Doutora em Educação, Pós-graduada em Gestão Cultural e em Saúde Mental Infanto-juvenil. Pós-doutorado pela Universidade Central da Catalunha Vic - Espanha, com estadias na Universidade de Castilla de La-Mancha (Talavera de la Reina - Espanha e Universidade de Santiago do Chile (Santiago - Chile). Atualmente é docente do Departamento de Terapia Ocupacional no curso de graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos - Brasil). Líder do Grupo de Pesquisa AHTO - Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (CNPq). Atual Coordenadora da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos. Trabalha com temas de cultura, e interfaces com a saúde, assistência social, educação, a partir de perspectiva crítica decolonial feminista para a terapia ocupacional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cris Lopes

Cris Lopes

Psicóloga sanitarista de orientação Psicanalítica e Pichoniana. Consultora para Políticas Públicas Intersetoriais, sobretudo, no campo da arte, saúde e cultura. Idealizadora do Programa Municipal de São Paulo, Centros de Convivência e Cooperativa. Idealizadora e Coordenadora do Coral Cênico Cidadãos Cantantes. Pesquisadora do Laboratório de Inovação Social do Instituto de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Docente da Pós-graduação em Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica do Instituto Sedes Sapientiae. Do Coletivo de Terapeutas Solidários e do Movimento Antimanicomial.
(Foto: Acervo Pessoal)

Deivison Faustino

Deivison Faustino

Também conhecido como Deivison Nkosi, é mestre em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina do ABC e doutor em sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, além de possuir pós-doutorado em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo, e integrante do Instituto Amma Psique e Negritude. Possui experiência com ensino, pesquisa e extensão nos temas: saúde da população negra; saúde mental e racismo; pensamento antirracista, entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Eliene Rodrigues Putira Sacuena

Eliene Rodrigues Putira Sacuena

Indígena do povo Baré, é biomédica, Mestra e Doutoranda no Programa de pós Graduação em Antropologia na Concentração em Bioantropologia na linha de Pesquisa em Genética Forense, Assessora da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA - APYEUFPA, Técnica na Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais na Secretaria de Saúde Pública no Estado do Pará- CESIPT/SESPA, Conselheira na Comissão Intersetorial de Saúde Indígena pela Rede Unida - CISI/Rede Unida.
(Foto: Acervo Pessoal)

Emerson Elias Merhy

Emerson Elias Merhy

Médico sanitarista, professor titular de saúde coletiva da UFRJ, membro do grupo de pesquisa Micropolítica, Cuidado e Saúde Coletiva (CNPQ-UFRJ), Vice Coordenador do Programa de Pós-graduação Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.
(Foto: Acervo Pessoal)

Erika Inforsato

Erika Inforsato

Pesquisadora e co-coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional (PACTO) - USP; docente do Curso de Terapia Ocupacional FMUSP; e compõe a equipe de coordenação da Cia Teatral Ueinzz.

Luciano Bezerra Gomes

Luciano Bezerra Gomes

Médico sanitarista, mestre e doutor em clínica médica pela UFRJ. Professor do Departamento de Promoção da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFPB. Poeta. É um dos coordenadores do Projeto Cinema & Cuidado, que tem produzido na interface entre o audiovisual e a saúde, onde foi um dos produtores e roteiristas dos longa-metragens “+ Médicos” e “Coronga”. Membro da Coordenação da Associação Rede Unida.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lumena Furtado

Lumena Furtado

Professora Adjunta do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp. Possui graduação em Psicologia, mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1995) e doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ (2016). Foi secretaria Adjunta de Saúde em São Bernardo do Campo (2009-2012), Secretaria de Saúde de Mauá (2013) e Secretaria Nacional de Atenção à Saúde SAS/MS (2015).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

06/09/2022 a 27/09/2022

Dias e Horários

Terças, 19h às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 26/8.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira

Inscreva-se agora