Curso Presencial
A Revolução de 1924 em São Paulo e lugares de memória
Voltar para o início

Programa
O curso tratará da Revolução de 1924, a chamada Revolta Esquecida, que ocorreu em São Paulo entre os dias 5 e 28 de julho de 1924. Na ocasião, jovens tenentes do Exército e da Força Pública (atual Polícia Militar) tomaram a cidade para tentar derrubar o então presidente da República, Arthur Bernardes. A cidade acabou cercada por militares com canhões, tanques e aviões do governo federal que promoveram, a partir da Penha e da Vila Matilde, bairros da zona leste, o mais severo bombardeio já sofrido pela cidade, com modernos canhões franceses. O resultado foi a morte de 503 pessoas, ferimentos em cerca de 4,5 mil e a fuga de 300 mil moradores (a cidade tinha 700 mil) de São Paulo.
A revolta de 1924, a segunda rebelião tenentista depois do episódio dos 18 do Forte, no Rio de Janeiro, matou, basicamente civis e se converteu, posteriormente, na Coluna Miguel Costa-Prestes, evento histórico mais conhecido pela historiografia. No terceiro dia do curso, haverá a visita a lugares que foram alvos de bombardeio durante a Revolução.
O transporte será fornecido pelo Sesc, com saída do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, às 13h30.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Dominio Público)
Palestrantes

Moacir Assunção
Jornalista, historiador, professor universitário e escritor. É mestre em História Social pela PUC-SP, autor do livro "São Paulo deve ser destruída - a história do bombardeio à capital na Revolta de 1924" (Record), finalista do Prêmio Jabuti.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/07/2024 a 12/07/2024
Dias e Horários
Quarta e Quinta, 19h30 às 21h30
Sexta, 13h30 às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/6, até o dia 10/7.
Enquanto houver vagas.