A Saúde dos profissionais da Educação: reflexões e práticas
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A cada ano os registros de casos de esgotamento físico e mental, também conhecido como síndrome de Burnout, em profissionais da educação têm aumentado consideravelmente. Os educadores, que são constantemente expostos a uma jornada de trabalho muitas vezes estressante, têm sofrido na pele o que a ausência de equilíbrio pode acarretar no nosso dia a dia.
Entre os principais objetivos do curso está discutir a importância da saúde física e mental no ambiente escolar - a começar pelos professores -, através de estudos e exercícios práticos sobre inteligência emocional, saúde mental, práticas corporais, além de propor uma dinâmica mais saudável para um melhor convívio entre toda a comunidade envolvida.
São objetivos específicos da parte teórica, discutir o cenário atual da escola e dos profissionais de educação quanto às condições de trabalho e a ausência do cuidado com a saúde física e mental, além de propor mudanças de hábitos individuais e coletivos para reverter este cenário.
Tópicos: Panorama geral da educação no século XXI - Qual é o contexto?; Síndrome de bournout e o esgotamento dos professores - O que isso tem causado?; Equilíbrio em sala de aula: inteligência emocional e saúde mental - Como iniciar uma mudança?
São objetivos específicos da parte prática, oferecer diferentes práticas contemplativas para que os participantes possam experimentar e refletir sobre os benefícios dos mesmos, além de provocar reflexões sobre autocuidado, autoconhecimento e promoção da saúde e bem-estar integrais.
Tópicos: Presença e atenção plena a partir do corpo - O corpo como ferramenta de autocuidado e autoconhecimento; Definição de mindfulness (presença e atenção plena) e práticas contemplativas; Prática de atividades centradas no corpo: body scan (varredura corporal), respiração, exercícios de alongamento baseados no Yoga e no Tai Chi Chuan. - Registro reflexivo individual e colheita coletiva; Presença e atenção para a natureza - Caminhada meditativa; Exercícios de conexão com a natureza - despertar o olhar, o ouvir e o sentir; Registro reflexivo individual e colheita coletiva; Presença e atenção plena através da arte - Desenhar e pintar mandalas; Dança e fotografia, reflexão final sobre o curso - o que percebi/refleti sobre mim? O que levo comigo? O que deixo para trás?
No dia 25/10 a aula será no Parque do Ibirapuera.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Ilustração: EDD Arts CC0 Public Domain)
Palestrantes
Patrícia Tostes
Graduada em Marketing. É idealizadora do projeto Adubados - com foco no desenvolvimento humano e saúde mental, que auxilia educadores e crianças a construírem juntos um ambiente escolar mais saudável.
(Foto: Acervo Pessoal)
Denise Curi
Educadora, doutora em Ciências, especialista em Pedagogia da Cooperação, coordena e facilita o Jogo da Política. Multidisciplinar, desenvolve projetos de aprendizagem e desenvolvimento integral para educadores.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
O diálogo de Illich e Freire em torno da educação para uma nova sociedade.
Acesso em: 25 de maio de 2017 .
CARDOSO, Roberto. Medicina e meditação - Um médico ensina a meditar. São Paulo: MG Editores, 5ª edição, 2015.
DEMARZO, M. & CAMPAYO, J.G. Manual Prático MINDFULNESS- Curiosidade e Aceitação. São Paulo: Palas Athena, 20.
Cebolla i MARTI, A.; GARCIA-CAMPAYO, Javier; DEMARZO , M. Mindfulness e Ciência- Da tradição à modernidade. São Paulo: Palas Athena 2014.
COLLARD, Patrizia. Atenção plena em poucas palavras. Rio de Janeiro: Sextante 2016.
Goleman, Daniel. O Cérebro e a inteligência emocional, novas perspectiva / Daniel Goleman. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política / Humberto Maturana; tradução: José Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
Data
16/10/2017 a 27/10/2017
Dias e Horários
Segundas, Quartas e Sextas, 14h às 17h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.