Atividades

O encontro aborda o cotidiano das mulheres encarceradas que lutaram contra a ditadura civil-militar no país

Curso Presencial
A Torre: o cotidiano de mulheres encarceradas pela ditadura

Voltar para o início A Torre: o cotidiano de mulheres encarceradas pela ditadura

Programa

Neste encontro, Luiza Villaméa realiza um bate-papo com o público sobre o livro "A Torre: o cotidiano de mulheres encarceradas pela ditadura" e aborda as histórias de mulheres que lutaram contra a ditadura e as suas experiências durante o cárcere, no Presídio Tiradentes, em São Paulo. A autora analisa o dia a dia neste espaço marcado pela truculência do regime, mas também por muita resistência, solidariedade e afeto feminino. Além disso, apresenta como as mulheres da Torre conseguiram se organizar e transformar o tempo de cadeia em exemplo de amor e luta pela vida.

A palestra versa ainda sobre o processo de produção do livro, escrito a partir de 100 entrevistas e de pesquisas em milhares de documentos da polícia política, da Justiça Militar e de acervos particulares.

"A Torre" já recebeu três prêmios: vencedora na categoria Livro-reportagem no 46º Prêmio Vladimir Herzog, um Jabuti na 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro; e o Prêmio Especial Liberdade, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos e da OAB-RS.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Luiza Villaméa

Luiza Villaméa

Jornalista e escritora. É mestre em História pela USP. Trabalhou no jornal O Globo e nas revistas Veja, Istoé e Brasileiros. Entre os prêmios que recebeu está um Esso, por uma série de reportagens sobre o impacto da ditadura na vida de crianças e adolescentes.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/12/2024 a 05/12/2024

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/11, até o dia 5/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora