Atividades

Palestra e lançamento do livro “A trajetória dos castrati na corte luso-brasileira

Curso Presencial
A trajetória dos Castrati na corte luso-brasileira

Voltar para o início A trajetória dos Castrati na corte luso-brasileira

Programa

Os castrati, meninos que foram castrados para preservar o registo vocal agudo durante a vida adulta, se tornaram grandes estrelas do bel canto e muitos alcançaram fama, glória e riqueza nos teatros europeus. Na corte portuguesa, encontramos evidências da utilização dessas vozes tanto na música religiosa como na ópera a partir de 1719, sendo intensificada a contratação dos castrati italianos nos reinados de D. José, D. Maria I e durante a regência de D. João VI.  

Com a instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro, o príncipe regente não economizou recursos para manter o padrão musical e o luxo nas cerimônias de sua Capela Real. Por ordem de D. João VI, os castrati embarcaram rumo ao Rio de Janeiro, onde viveram, trabalharam e faleceram. Para esses cantores que aqui viveram, o Rio de Janeiro foi o último reduto de acolhimento de uma arte vocal já em franca decadência na Europa.

O livro “A trajetória dos CASTRATI na corte luso-brasileira (1752-1822)” é fruto das pesquisas desenvolvidas em Lisboa e no Rio de Janeiro e uma adaptação da tese de doutorado realizada na Universidade de Aveiro. Na palestra será dado um maior enfoque na prática musical da corte de Lisboa no século XVIII, quando foi introduzido o "gosto" pelas vozes dos castrati italianos. Em seguida, o foco volta-se para os cantores que obedeceram às ordens do príncipe regente D. João VI e migraram para o Brasil para trabalharam na Capela Real, no Rio de Janeiro.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Kristina Augustin

Kristina Augustin

Reconhecida pela sua ampla atuação como intérprete e divulgadora da viola da gamba no Brasil, sendo citada no dicionário Novo Aurélio (século XXI) nos verbetes "viola da gamba" e "gambista". Recebeu a Moção Aplausos da Câmara Municipal de Niterói pelo trabalho de divulgação da Música Antiga. Doutora em Música pela Universidade de Aveiro-Portugal e mestre pela Unicamp, Kristina lança agora o seu terceiro livro fruto das pesquisas realizadas no doutorado em Portugal.
(Foto: Luiz Claudio de Magalhães)

Data

24/04/2024 a 24/04/2024

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 24/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora