Curso Presencial
A trilogia musical cigana
Voltar para o início

Programa
O flamenco é um estilo de música e dança tipicamente espanhóis. Essa manifestação cultural está associada à identidade cigana espanhola e relaciona-se sobretudo à comunidade autônoma da Andaluzia, ao sul da Espanha, e tem influências árabe e judaica.
Devido à sua posição estratégica como ‘zona de passagem', a região balcânica reúne etnias e religiões diferentes, caracterizando-se por uma enorme diversidade cultural e variadas combinações. Nessa região estão localizados países como a Albânia, a Bósnia Herzegovina, a Bulgária, a Croácia, o Kosovo, a Macedónia do Norte, o Montenegro, a Romênia, a Sérvia, a Turquia e a Eslovênia.
O Gypsy Jazz, também conhecido como Gypsy Swing (Jazz Cigano) ou Jazz Manouche, é um estilo musical que teve seu início com o guitarrista cigano Jean Django Reinhardt na década de 1930. Django foi o primeiro jazzman europeu a influenciar músicos norte-americanos.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Murillo Da Rós
Instrumentista e compositor, iniciou sua carreira estudando diversas vertentes da música universal, especialmente o violão flamenco. Indicado para o 24º Prêmio da Música Brasileira, lançou 4 CDs e 2 DVDs, realizando várias apresentações nos principais palcos do país ao lado de ícones da MPB como Gilson Peranzzetta e Badi Assad. Entre as principais realizações está o CD Murillo Da Rós & Orquestra à base de Sopro de Curitiba, o Festival "Terem Crossover" na Rússia e o Festival "Villa Celimontana" em Roma.
(Foto: Acervo Pessoal)

Renata Candelot
Bailarina, coreógrafa e professora de flamenco.
(Foto: Acervo Pessoal)

Israel Fogaça Jr
Violinista, arranjador e compositor, transita entre o Clássico e Popular, dedicando-se à Música de Câmara e ao Jazz Manouche. Fundador da Camerata Amatti e do Sampa Hot Jazz com o Maestro João Carlos Martins, atuou com diversos artistas como Toquinho, Ivan Lins, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa e Arismar do Espírito Santo, além de diversas orquestras como Orquestra Sinfônica Municipal, Jazz Sinfônica entre outras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Winicius Luiz
Acordeonista, violonista, guitarrista, bandolinista e tecladista. Membro de uma família de músicos ciganos com tradição no acordeon.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bina Coquet
Violonista e compositor, um dos maiores representantes brasileiros do Jazz Manouche. Reunindo o repertório característico Manouche com a música brasileira, participa regularmente de festivais na Argentina, Colômbia, Chile, EUA e Irlanda, com destaque para o Gypsy Jazz Festival de Amsterdã. Criador dos projetos Bina & Ehud, Hammond Grooves e Orquestra Saga, atuou ao lado de artistas como Seu Jorge, Wilson Das Neves, entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Cigano
Nascido em uma família cigana dos Bálcãs, lançou os álbuns "Influência do Jazz " e "Riat Romani", com ênfase no Jazz Manouche e músicas dos Balcãs. Obteve o primeiro lugar no "Segundo Concurso Internacional de Acordeon" e no "Festival Roland de Acordeon", além da "63° Coupe Mundial" - ROLAND. Marcelo já tocou ao lado de grandes músicos como Arismar do Espirito Santo, Hermeto Pascoal e Thiago Espírito Santo, e em 2020 a realizou a primeira edição do Festival de Jazz Manouche de Curitiba.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/01/2023 a 20/01/2023
Dias e Horários
De 17/1 a 20/1, terça a sexta, das 10h30 às 13h