Atividades

O encontro entre o violeiro e o historiador

Curso Presencial
A Viola que Narra e a História que Canta! - Encontro II

Voltar para o início A Viola que Narra e a História que Canta! - Encontro II

Programa

Esta série de 3 encontros pretende narrar aspectos da História do Brasil a partir da experiência e da narrativa de um violeiro e de um historiador. Os temas dos encontros serão "A formação do Brasil: sertão e violência, natureza, fronteira e modernidade", "Da Era Vargas ao Nacional-Desenvolvimentismo: o sertão domado?" e "A viola interpreta o Brasil-Mundo: revolta, melancolia, poesia e feminismo".

Neste encontro que pretende narrat aspectos da História do Brasil a partir da experiência e da narrativa de um violeiro e de um historiador. O tema deste encontro é "Da Era Vargas ao Nacional-Desenvolvimentismo: o sertão domado?"

A "refundação" do Estado brasileiro
O historiador fala sobre a "refundação" do Estado Brasileiro, as grandes migrações e contradições. Apresentação de músicas tradicionais de diferentes regiões brasileiras.

Afinal, o que é o Sertão?
O violeiro conta de sua vivência no sertão, onde foi morar depois de ler o romance "Grande Sertão: Veredas". Músicas relatando o famoso pacto com o diabo, além de causos vividos nas Folias de Reis, principal atividade cultural/religiosa do sertão mineiro.

Voltando ao "sertão" das cidades, o golpe de 1964-2016
Histórias de Roberto Freire, as prisões, atuação no jornalismo, a luta de Gessy, esposa de Roberto, buscando notícias do marido preso. Parcerias musicais de Roberto e Paulo.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Lindener Pareto Jr.

Lindener Pareto Jr.

Historiador, bacharel e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) da Universidade de São Paulo (2006). É Mestre e Doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP. Desde 2013 é professor na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), ministrando as disciplinas de História e Patrimônio Cultural, História Contemporânea e História do Brasil República. Desde janeiro de 2021 é mediador e apresentador do "Provocação Histórica", projeto de História Pública para divulgação científica da História e da historiografia a partir de conversas, debates e entrevistas com historiadoras e historiadores do Brasil nos canais do Instituto Conhecimento Liberta.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulo Freire

Paulo Freire

Violeiro que vem se especializando nos mitos populares brasileiros. Publicou romances, biografias, livros de histórias, ensaios em revistas, além de diversos CDs individuais ou em grupo, que lhe valeram vários prêmios nacionais e internacionais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

18/03/2023 a 18/03/2023

Dias e Horários

Sábado, 15h às 16h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 17/3.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora