Curso Presencial
A Viola que Narra e a História que Canta! - Encontro III
Voltar para o início

Programa
Esta série de 3 encontros pretende narrar aspectos da História do Brasil a partir da experiência e da narrativa de um violeiro e de um historiador. Os temas dos encontros serão "A formação do Brasil: sertão e violência, natureza, fronteira e modernidade", "Da Era Vargas ao Nacional-Desenvolvimentismo: o sertão domado?" e "A viola interpreta o Brasil-Mundo: revolta, melancolia, poesia e feminismo".
Neste último encontro da série em que um violeiro e um historiador se encontram para narrar r cantar as histórias, estórias, tradições e contradições da sociedade brasileira, o tema será "A viola interpreta o Brasil-Mundo: revolta, melancolia, poesia e feminismo"
Inezita Barroso e o "Viola, Minha Viola"
O pioneirismo de Inezita e a condição feminina no Brasil patriarcal. Histórias da vida e canções do repertório da cantora, como "Lampião de gás" e "Moda da Pinga". A atuação de Inezita no cenário cultural brasileiro é impressionante. Desde os anos 50, primeiramente como atriz de cinema, depois firmando-se como cantora/atriz/apresentadora, ela tornou-se um símbolo da música tradicional, de diferentes regiões brasileiras, respeitada por grandes músicos, além de ser reverenciada por uma legião de artistas populares. Suas viagens pelo Brasil profundo.
O Sertão é o mundo! O Sertão é você!
O violeiro e o historiador falam dos encontros e desencontros de suas trajetórias, de suas vidas pessoais e profissionais. A vida do professor/historiador, a vida do violeiro. Serão apresentadas as canções "É meu", "Andei, andei". Ana Rosa Cloclet, historiadora e amiga do violeiro e do historiador, lerá um trecho do romance "Selva", publicado pela Editora Bambual em 2021.
"Pra modu di terminá"
O público todo é convidado a cantar "Luar do Sertão" e "Tristeza do Jeca" com o violeiro e o historiador.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Lindener Pareto Jr.
Historiador, bacharel e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) da Universidade de São Paulo (2006). É Mestre e Doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP. Desde 2013 é professor na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), ministrando as disciplinas de História e Patrimônio Cultural, História Contemporânea e História do Brasil República. Desde janeiro de 2021 é mediador e apresentador do "Provocação Histórica", projeto de História Pública para divulgação científica da História e da historiografia a partir de conversas, debates e entrevistas com historiadoras e historiadores do Brasil nos canais do Instituto Conhecimento Liberta.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulo Freire
Violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas sonoras, canções, álbuns de viola, livros de causos, romances, biografias e obras infantis. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores de causo da atualidade. Lançou, em setembro de 2021, pela Bambual Editora, o romance "Selva", que mergulha nas relações humanas vividas por uma moça arrojada e um mestre do sertão. www.paulofreire.com.br
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
25/03/2023 a 25/03/2023
Dias e Horários
Sábado, 15h às 16h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 24/3.
Enquanto houver vagas.